
Um cão que auxiliava a equipe de buscas aos desaparecidos das enchentes que atingiram o Vale do Taquari morreu na manhã dessa sexta-feira (22) durante uma missão na cidade de Bom Retiro do Sul. Thayron, labrador de cinco anos, integrava o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT).
De acordo com a corporação, o animal, que estava na equipe desde os 45 dias de vida, morreu atropelado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico-veterinário, mas não resistiu e acabou falecendo. O subtenente Wanderson dos Santos Tavares, do BMMT, que era tutor do animal, não teve ferimentos.
Ao portal GaúchaZH, o oficial relatou que ele e Thayron haviam saído do local das buscas para descansar em uma estrada da cidade. Ao perceber que um caminhão se aproximava, o cão teria corrido e se colocado entre Tavares e o veículo.
“Ele se colocou na minha frente para salvar minha vida. Deu a vida dele pela minha. Ele foi treinado para isso. A gente se prepara a vida toda para isso, sabe que pode acontecer, mas, na verdade, nunca espera que aconteça”, disse o bombeiro à reportagem.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso lamentou o falecimento do cão de busca Thayron. O animal, segundo a força de segurança, tinha certificado a nível nacional e possuía experiência em ocorrências em todo o Mato Grosso e em outros estados do país, atuando em grandes desastres, como de Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).
“Era o único do CBMMT que possuía todas as certificações das provas oferecidas pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom)”, diz o comunicado oficial. “Seu espírito corajoso e dedicação incansável sempre estarão presentes em nossos corações”, finaliza a nota.
Pelas redes sociais, o vice-governador Gabriel Souza, que acompanha desde o início os trabalhos no Vale do Taquari, se solidarizou com a morte do cão de busca.
Infelizmente registramos nesta sexta-feira o óbito do cão Thayron, durante as operações de resgate do @cbmrsoficial em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari. O animal não resistiu a um atropelamento. O subtenente Tavares, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), que…
— Gabriel Souza (@GabrielSouza_RS) September 22, 2023
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul também lamentou a fatalidade.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamenta profundamente a sua partida e deixa aqui a sua homenagem a este ser que dedicou a sua vida à nobre missão de salvar”, diz a manifestação.









