Labrador que auxiliava buscas a desaparecidos no Vale do Taquari morre atropelado

"Ele se colocou na minha frente para salvar minha vida", diz bombeiro que era tutor do animal

Compartilhe

Animal também auxiliou nas buscas de desaparecidos em Brumadinho (MG). Foto: Divulgação / CBMMT

Um cão que auxiliava a equipe de buscas aos desaparecidos das enchentes que atingiram o Vale do Taquari morreu na manhã dessa sexta-feira (22) durante uma missão na cidade de Bom Retiro do Sul. Thayron, labrador de cinco anos, integrava o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT).

De acordo com a corporação, o animal, que estava na equipe desde os 45 dias de vida, morreu atropelado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para atendimento médico-veterinário, mas não resistiu e acabou falecendo. O subtenente Wanderson dos Santos Tavares, do BMMT, que era tutor do animal, não teve ferimentos.

Ao portal GaúchaZH, o oficial relatou que ele e Thayron haviam saído do local das buscas para descansar em uma estrada da cidade. Ao perceber que um caminhão se aproximava, o cão teria corrido e se colocado entre Tavares e o veículo.

“Ele se colocou na minha frente para salvar minha vida. Deu a vida dele pela minha. Ele foi treinado para isso. A gente se prepara a vida toda para isso, sabe que pode acontecer, mas, na verdade, nunca espera que aconteça”, disse o bombeiro à reportagem.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso lamentou o falecimento do cão de busca Thayron. O animal, segundo a força de segurança, tinha certificado a nível nacional e possuía experiência em ocorrências em todo o Mato Grosso e em outros estados do país, atuando em grandes desastres, como de Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).

“Era o único do CBMMT que possuía todas as certificações das provas oferecidas pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom)”, diz o comunicado oficial. “Seu espírito corajoso e dedicação incansável sempre estarão presentes em nossos corações”, finaliza a nota.

Pelas redes sociais, o vice-governador Gabriel Souza, que acompanha desde o início os trabalhos no Vale do Taquari, se solidarizou com a morte do cão de busca.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul também lamentou a fatalidade.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamenta profundamente a sua partida e deixa aqui a sua homenagem a este ser que dedicou a sua vida à nobre missão de salvar”, diz a manifestação.

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas