
A pesquisa Quaest sobre intenção de voto para o governo do Rio Grande do Sul em 2026 aponta Juliana Brizola (PDT), com 21%, tenente-coronel Zucco (PL), com 20%, empatados tecnicamente nas primeiras posições. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (22).
Em terceiro lugar está Edegar Pretto (PT), com 11%. Gabriel Souza (MDB) tem 5%, e Felipe Carmozzato (Novo) ficou com 4%.
A pesquisa foi contratada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. Foram feitas presencialmente 1.104 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiabilidade é de 95%.
Intenção de voto para governador do RS em 2026
Juliana Brizola (PDT) – 21%
Tenente-coronel Zucco (PL) – 20%
Edegar Pretto (PT) – 11%
Gabriel Souza (MDB) – 5%
Felipe Camozzato (Novo) – 4%
Avaliação de Eduardo Leite
A Quaest também perguntou aos entrevistados sobre o governo de Eduardo Leite. Segundo a pesquisa, é aprovado por 58% dos gaúchos e desaprovado por 38%.
41% avaliam como regular o governo, 35% como positivo e 20% como negativo. Para 54%, governador não merece eleger sucessor, enquanto 41% acham que deveria eleger.
Educação (35%) e Emprego e Renda (35%) são as áreas mais bem avaliadas, enquanto Saúde (32%) é a maior avaliação negativa.
Avaliação do presidente Lula
Segundo a pesquisa, 62% dos gaúchos desaprovam o governo Lula, contra 66% em fevereiro, enquanto aprovação cresceu de 33% para 37% no mesmo período.










