Jacaré é resgatado na beira-mar de Tramandaí

Animal estava com olhos perfurados; a suspeita é de caça ilegal

Compartilhe

O jacaré será tratado no Ceclimar. Foto: Ceclimar / Divulgação.

Um jacaré foi encontrado na beira-mar de Tramandaí, próximo à Barra, na manhã desta quinta-feira (21). A espécie foi identificada como Jacaré-de-papo-amarelo e tinha perfurações nos olhos. Ele foi resgatado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e encaminhado ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé.

O Litoral na Rede entrou em contato com o médico-veterinário do Ceclimar, Derek Blaese, que afirmou se tratar de uma possível caça que ocorre no Litoral Norte. “A condição corporal [do animal] está boa, mas apresenta lesões nos dois olhos. É difícil definir a causa, mas o que se sabe é que algumas pessoas caçam esses animais e, durante essa prática, é comum haver essas perfurações nos olhos”, explica.

De acordo com Blaese, é comum a ocorrência de jacarés na orla marítima do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As muitas lagoas existentes na região acabam tendo ligações direta com o mar, sendo possível o acesso desses animais em direção ao oceano.

O jacaré será tratado por algum tempo no Ceclimar. O destino dele após os devidos cuidados, no entanto, ainda é incerto. Blaese explica que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) costuma entrar em contato com zoológicos, por exemplo, para encaminhar o animal.

Compartilhe

Postagens Relacionadas