
Desde o último sábado (17), moradores de Xangri-Lá, no litoral norte gaúcho, precisaram de atendimento médico por causa de uma virose. O caso chamou a atenção da Secretaria Municipal de Saúde pelo alto número de pacientes com os mesmos sintomas – vômito e diarreia. Até agora, mais de 100 pessoas procuraram o Posto de Saúde do Município.
A principal suspeita é de que a intoxicação tenha acontecido através de um picolé vendido por um ambulante que circula na região. “Todos os pacientes que procuraram atendimento relataram terem consumido o produto”, afirma o secretário de Saúde de Xangri-Lá, Luiz Antonio Ferreira. Amostras já foram recolhidas e o resultado deve sair nos próximos dias.
Outra possibilidade de fonte da virose seria a água do município. Ela passou por testes e não apontou anormalidades. Mesmo assim, mais uma avaliação será feita com a Corsan. O resultado deve sair nesta terça-feira.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde já foi notificado e acompanha os testes. “Nós pedimos para que a população evite comprar esse tipo de picolé, pelo menos até que tenhamos uma resposta concreta. Caso já tenham o produto em casa, guardem”, reforça o secretário. Quem apresentar os sintomas deve procurar atendimento no Posto de Saúde de Xangri-Lá. A unidade permanece aberta 24 horas e fica na rua Rio Camisas, número 626.
A prefeitura não divulgou a marca do picolé, pois estão aguardando o resultado da análise para se ter a certeza de que esse foi o foco da virose.










