A instabilidade que marca o domingo (03) no Rio Grande do Sul deve ganhar força já a partir da madrugada desta segunda-feira (04). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e a Defesa Civil Estadual emitiram alertas para as próximas horas, especialmente a partir da madrugada desta segunda-feira (04).
Um novo aviso laranja – que significa perigo – do Inmet entrou em vigor na manhã deste domingo. Ele abrange a totalidade dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e parte do Paraná.
De acordo com o instituto, há risco de elevado volume de chuva, entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Também há alerta para ventos intensos entre 60 e 100 km/h e chance de queda de granizo.
O grande volume de chuva previsto, inclusive para o Litoral Norte, está relacionado a uma frente fria nesta segunda-feira. Segundo o Inmet, à medida que se desloca para leste, a frente fria provocará “acumulados significativos de chuva no Rio Grande do Sul, principalmente no leste do estado, com volumes em torno de 100 mm”.
Em aviso enviado por SMS, às 15h deste domingo, a Defesa Civil do RS informa: “Alerta temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas. Válido até as 10h de segunda”.
O boletim da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente aponta que “na segunda-feira as instabilidades seguem atuando na metade Norte do Estado, com risco de tempo severo e acumulado variando entre 60 e 90 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 120 mm/dia”.