Inscrições para curso gratuito de audiovisual estão abertas em Tramandaí

Projeto do CineArte terá participação de nomes importantes do audiovisual nacional

Compartilhe

Cineasta Gustavo Spolidoro é um dos profissionais que participam do projeto CineArte. Foto: Divulgação / CineArte

Moradores do Litoral Norte têm agora uma oportunidade inédita de formação em audiovisual. O projeto “CineArte – Núcleo de Formação Audiovisual” oferece, em Tramandaí, um curso gratuito com aulas presenciais e atividades on-line, reunindo grandes nomes do cinema brasileiro.

A partir de maio, a iniciativa — pioneira na região litorânea — promoverá oficinas, laboratórios de criação, masterclasses e webinários voltados à qualificação de realizadores locais. Com participação gratuita, o curso é aberto a estudantes e interessados em cinema, com ou sem experiência prévia.

Serão selecionados 20 participantes para as atividades presenciais, que ocorrerão na sede do ColArte – Coletivo de Artistas Independentes, em Tramandaí. Parte significativa do conteúdo será transmitida ao vivo pela internet, com acesso gratuito ao público geral por meio da plataforma www.temquever.com.br.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o final de abril e podem ser feitas gratuitamente pelo formulário on-line: https://forms.gle/G7YaHMUsH7nPLmHBA

Curtas autorais e produtora comunitária

Após quatro meses de formação, os participantes irão produzir curtas-metragens autorais, com acompanhamento de profissionais experientes do setor audiovisual.

O projeto também prevê a criação de uma Produtora Audiovisual Comunitária, estruturada em parceria com o ColArte, com o objetivo de garantir a continuidade das produções após o encerramento do curso.

A produtora cultural e idealizadora do projeto, Laura Lautert, destaca que a proposta é qualificar profissionais e fortalecer a cultura na região.

“Ao final do curso, os alunos deverão ter produzido quatro curtas-metragens autorais, e toda a comunidade terá acesso gratuito aos conteúdos e aos resultados desse processo. A ideia é deixar um legado: mais profissionais qualificados, mais acesso à cultura e um setor audiovisual fortalecido no Litoral Norte”, projeta Laura.

Início das atividades

A aula inaugural será no dia 1º de maio, com uma masterclass do cineasta Fabiano de Souza e exibição do longa-metragem A Última Estrada da Praia. A programação contará ainda com convidados como Alfredo Manevy, Gustavo Spolidoro e Airton Tomazzoni, entre outros nomes importantes do audiovisual nacional.

Serviço

  • O quê: CineArte – Núcleo de Formação Audiovisual
  • Quando: A partir de 1º de maio de 2025
  • Onde: Casa ColArte – Tramandaí/RS e plataforma TemQueVer
  • Quanto: Gratuito
  • Inscrições: https://forms.gle/G7YaHMUsH7nPLmHBA
  • Informações: cinearteproducaoaudiovisual@gmail.com | @cinearteaudiovisual

Sobre o projeto

O CineArte – Núcleo de Formação Audiovisual, selecionado pelo Edital Sedac/LPG 14/2023, é financiado pela Lei Complementar nº 195/22 – Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Procultura RS, IEcine, Ministério da Cultura e Governo Federal.

A realização é da empresa Território Diverso, em parceria com o ColArte – Coletivo de Artistas Independentes e a plataforma TemQueVer, com apoios institucionais da Secult Tramandaí, Smec Tramandaí, IFRS Campus Osório, UFRB, NIDI – Núcleo de Imagem e Dança de Imbé, Pomar Poético e Cosmus Conteúdo Digital.

Compartilhe

Postagens Relacionadas