Inmet publica três alertas meteorológicos para o RS; há risco de tempestades nesta quarta

Confira os detalhes e em que áreas poderá haver tempestades, chuvas intensas e declínio de temperatura

Compartilhe

Alertas publicados pelo Inmet. Imagem: reprodução Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos para o Rio Grande do Sul, o que requer atenção de toda a população, inclusive de moradores do Litoral Norte. Os avisos são para esta quarta-feira (04) e estão relacionados a chuvas intensas, possíveis tempestades e também ao declínio da temperatura.

O primeiro alerta começa a vigorar às 02 horas e se estende até às 18 horas. O aviso é de cor amarela e tem o grau de severidade “perigo potencial” para risco de chuvas intensas em toda a parte da metade sul do estado, incluindo Tavares e Mostardas, municípios que já fazem parte do Litoral Norte.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o instituto. [veja o mapa abaixo com a área demarcada].

Perigo potencial para chuvas Intensas. Imagem: reprodução Inmet

O segundo aviso, de cor amarela, com grau de severidade de perigo potencial para “tempestades”. O alerta começa a vigorar às 08 horas e se estende até às 23h59 e é válido para as áreas norte leste do estado, incluindo os municípios do Litoral Norte, exceto Tavares.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, alerta o Inmet. [veja o mapa abaixo com a área demarcada].

Perigo potencial para tempestades. Imagem: reprodução Inmet

Já o terceiro aviso, também de cor amarela, é referente ao declínio de temperatura em todas as regiões do RS. O alerta começa a vigorar às 12h, desta quarta-feira (04) e segue até as 12h de quinta-feira (05). “Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC”, avisa o Inmet. [veja o mapa abaixo com a área demarcada].

Perigo potencial para declínio de temperatura. Imagem: reprodução Inmet

No último domingo (1°), a meteorologista Ludmila Pochmann já havia alertado que uma nova frente fria avançara pelo estado, causando o retorno da chuva. Saiba mais, clique aqui.

Compartilhe

Postagens Relacionadas