Os 23 municípios do Litoral Norte devem ser afetados de forma diferente pelas tempestades e chuvas previstas para as próximas horas no Rio Grande do Sul. Conforme avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios mais ao sul da região devem enfrentar mais instabilidade e maiores volumes de chuva.
O primeiro aviso é vermelho, de grande perigo, indica alto acumulado de chuva. Ele entrou em vigor às 13h50 desta quarta-feira (25) e vale até às 12h de quinta-feira (26). Contempla uma área que vai desde a Região Central do RS e a Campanha, até a costa, incluindo dois municípios do Litoral Norte: Tavares e Mostardas.
“Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, diz o alerta.
O segundo é laranja, de perigo, indica de tempestade. Vale para uma área mais abrangente do estado e também para um número maior de municípios do Litoral Norte. Vale até às 12h desta quinta.
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, avisa o Inmet.
A área apontada atinge praticamente todo o Sul Gaúcho e se estende de Oeste a Leste do RS. Ficam de fora apenas as áreas mais ao norte, mais próximas à divida com SC. No Litoral Norte, ele contempla Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Maquiné, Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé e Xangri-Lá.
Por fim, também há um aviso amarelo, de perigo potencial, para tempestade na faixa mais ao norte do Estado. Assim como os outros dois, é válido até às 12h de quinta.
Indica para “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.
No aviso amarelo, que é o de menor gravidade dos três, o Inmet incluiu 17 cidades do Litoral Norte: Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Torres, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Itati, Três Cachoeiras, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara e Morrinhos do Sul.