O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e ventania para diversas regiões do Rio Grande do Sul, entre elas o Litoral Norte. Ao todo, o Estado registra três avisos meteorológicos com validade entre este sábado (13) e a próxima terça-feira (16).
O alerta laranja de chuvas intensas, que entrou em vigor nesta manhã e é válido até as 18h de domingo (14), indica possibilidade de alguns pontos registrarem até 100 milímetros de chuva em um dia. Também há risco de rajadas de vento entre 60 a 100 quilômetros por hora.
Além do Litoral Norte, o aviso também é válido para os vales dos Sinos e do Paranhana e para a Região Metropolitana de Porto Alegre, além da Fronteira Oeste, Campanha, Região Central, Região Sul, Costa Doce, Vale do Rio Pardo, Região Carbonífera e parte da Serra.
Para as demais regiões, o Inmet indicou um alerta amarelo de chuvas intensas. Nessas localidades, porém, os acumulados devem ser menores, com volumes oscilando entre 30 a 50 milímetros. Os ventos podem ter rajadas de 40 a 60 quilômetros por hora.
Outra preocupação é em relação à ventania. A faixa leste do Rio Grande do Sul tem um alerta laranja de ventos costeiros. A advertência do Inmet é válida para todas os municípios localizados na costa marítima do Estado, desde o Litoral Norte até o Extremo Sul. A indicação é de que os ventos persistam até as 18h de terça-feira (16).
Conforme o Serviço Meteorológico Marinho, da Marinha do Brasil, as rajadas devem ter força de 6 a 8 na Escala Beaufort. Isso significa algo entre 40 e 75 quilômetros por hora entre hoje e o domingo. As ondas devem variar entre 2,5 metros e 3,5 metros.
Sábado chuvoso e com vento
O dia foi marcado pela chuva e aumento da velocidade do vento na região. Em Tramandaí, a estação do Inmet registrou rajadas de 66 km/h no começo da noite. Em Torres, a velocidade máxima registrada pelo Inmet foi de 59 km/h. Já em Imbé, as rajadas chegaram a 73 km/h, segundo atualização da estação do Ceclimar/UFRGS, por volta das 21h30 deste sábado.
O cenário já havia sido antecipado pela meteorologista Ludmila Pochmann na previsão do tempo publicada no portal Litoral na Rede na última quinta-feira (11). Segundo ela, a combinação de uma corrente de jato de baixos níveis que está trazendo umidade do oeste da América do Sul para o RS, aliada com a circulação de nordeste, que empurra mais ventos úmidos do Oceano Atlântico em direção à costa, faz com que a instabilidade predomine na região e em todo o Estado.
Ludmila também alertou para o risco de ondas altas em função do vento, o que pode provocar ressaca do mar. A previsão completa para o fim de semana no Litoral Norte pode ser conferida clicando aqui.