A onda de calor que atinge boa parte do Brasil afetará a partir desta terça-feira (10) a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul. O estado está nas áreas de dois avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que indicam para temperaturas acima da média. Um dos alertas incluiu quase todo o Litoral Norte.
O aviso amarelo – de perigo potencial – que contempla desde a Fronteira Oeste até as cidades próximas à costa norte gaúcha, aponta para “temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias”. Vale a partir das 12h desta terça-feira até às 23h de quarta-feira (11).
Na área desse aviso estão 22 das 23 cidades do Litoral Norte: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.
No domingo (08), a meteorologista Ludmila Pochmann já havia adiantado aos leitores do Litoral na Rede que na quarta-feira (11), algumas cidades do Litoral Norte terão temperaturas acima dos 30ºC. Veja a aqui a previsão para a região.
O outro alerta é laranja – de perigo – para área que envolve as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, incluindo quase todo o território do Paraná e Santa Catarina, com exceção das áreas litorâneas, e o Extremo Norte do Rio Grande do Sul.
Ele entrou em vigor às 12h desta segunda-feira (09) e se se estende até à noite de quinta-feira (12). “Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias”, aponta o Inmet.