
Os municípios de Balneário Pinhal e de Cidreira terão, neste sábado (20), uma programação especial, com o objetivo de conscientizar toda a população sobre a importância da inclusão às pessoas com deficiência e com mobilidade, em todos os aspectos da vida em sociedade. Os eventos contam com o apoio das prefeituras.
Em Balneário Pinhal, às 16h30min, a torcida será grande. A Associação dos Deficientes do Balneário Pinhal (ADEBAP), vai promover um jogo de basquete em cadeiras de rodas. A disputa acontece na quadra em frente a Prefeitura Municipal.
O presidente da entidade, Josemar Martins, que também vai participar, informou que o basquete em cadeiras de rodas é um jogo demonstrativo para conscientizar as pessoas sobre necessidade de inclusão, e será com atletas de outros times, que utilizam cadeiras adaptadas.
“Nosso objetivo de trazer o basquete em cadeira de rodas é conscientizar as pessoas que a inclusão se faz necessário em todos os sentidos. A importância desse esporte adaptado serve para que as pessoas com alguma deficiência percebam que tudo é possível e as barreiras estão dentro de nós”, declarou Martins, que finalizou dizendo que o jogo é misto com a participação e apoio de outras associações do Estado.
Neste sábado, também acontece a Pedalada da Diversidade entre Cidreira e Balneário Pinhal. O evento é promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), que é vinculado à Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, do Governo do Rio Grande do Sul.
A Pedalada da Diversidade é para pessoas com e sem deficiência. Será a partir das 09h30min. Conforme a FADERGS, a partida será na Concha Acústica de Cidreira e os participantes seguirão até o Osso da Baleia, em frente à Secretaria de Turismo de Balneário Pinhal.
ADEBAP
Josemar Martins, que preside Associação dos Deficientes do Balneário Pinhal, explicou que a ADEBAP trabalha em prol da comunidade pinhalense e arredores. “Nosso objetivo é conscientizar a sociedade de modo geral a importância da acessibilidade e inclusão para que todos tenham direitos iguais perante a sociedade”, disse.
Caso queira mais informações e ajudar a ADEBAP entre em contato através dos telefones (51) 9 9473 2920 ou 9 9911 2823, pelo e-mail adebap@yahoo.com ou pela página Adebap Abebap no Facebook.