Inaugurado Centro Regional em Transtorno do Autismo em Capão da Canoa

Estrutura atenderá pacientes de 12 municípios do Litoral Norte

Compartilhe

Uma das salas do Centro Regional que será referência para tratamento do autismo para 12 municípios do Litoral Norte. Foto: Gilson Quintana/ PMCC

O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de Capão da Canoa foi inaugurado nessa terça-feira (22). A estrutura atenderá pacientes de 12 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O Centro faz parte do Programa TEAcolhe do governo do Estado e foi acolhido pela prefeitura da cidade.

Com repasse de custeio mensal na ordem de R$ 30 mil, esse centro compõe a Rede do TEAcolhe junto com outros 27 centros regionais no Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma importante referência para este tipo de atendimento especializado no Litoral Norte Gaúcho”, avaliou a secretária-adjunta da Saúde do RS, Ana Costa, durante o evento de inauguração.

O espaço oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde, educação e assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. O programa busca envolver escolas, postos de saúde, centros de atendimento e comunidade, atuando de forma integrada.

Conforme o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, trata-se da concretização de um sonho que foi planejado por muitas pessoas. A Secretária de Saúde, Nuna Pereira, afirma que o objetivo é seguir trabalhando para ampliar as políticas públicas inclusivas.

O centro será referência para as cidades da região denominada “Belas Praias”: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-Lá.

O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de Capão da Canoa foi inaugurado nessa terça-feira. Foto: SES

A estrutura funciona junto ao Centro de Fisioterapia de Capão da Canoa, na Rua General Osório, 775.  Além do prefeito e da secretária-adjunta da Saúde do Estado e da secretária municipal, participaram da inauguração a vice-prefeita Juliana Martin, a coordenador regional de Saúde, Janete Ferri Teixeira, vereadores e representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista-Projeto Autismo Viver.

Compartilhe

Postagens Relacionadas