
O Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de Capão da Canoa foi inaugurado nessa terça-feira (22). A estrutura atenderá pacientes de 12 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O Centro faz parte do Programa TEAcolhe do governo do Estado e foi acolhido pela prefeitura da cidade.
Com repasse de custeio mensal na ordem de R$ 30 mil, esse centro compõe a Rede do TEAcolhe junto com outros 27 centros regionais no Rio Grande do Sul. “Trata-se de uma importante referência para este tipo de atendimento especializado no Litoral Norte Gaúcho”, avaliou a secretária-adjunta da Saúde do RS, Ana Costa, durante o evento de inauguração.
O espaço oferece retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde, educação e assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. O programa busca envolver escolas, postos de saúde, centros de atendimento e comunidade, atuando de forma integrada.
Conforme o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, trata-se da concretização de um sonho que foi planejado por muitas pessoas. A Secretária de Saúde, Nuna Pereira, afirma que o objetivo é seguir trabalhando para ampliar as políticas públicas inclusivas.
O centro será referência para as cidades da região denominada “Belas Praias”: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-Lá.

A estrutura funciona junto ao Centro de Fisioterapia de Capão da Canoa, na Rua General Osório, 775. Além do prefeito e da secretária-adjunta da Saúde do Estado e da secretária municipal, participaram da inauguração a vice-prefeita Juliana Martin, a coordenador regional de Saúde, Janete Ferri Teixeira, vereadores e representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista-Projeto Autismo Viver.