Um local onde serviria para que a população realizasse práticas corporais e atividades físicas gratuitamente, onde a prefeitura poderia usufruir do local também, para promover diversas ações sobre saúde, com o intuito de gerar mais qualidade de vida para a comunidade, ainda não está funcionando. A Academia da Saúde foi inaugurada, em novembro de 2015, mas nunca teve condições de funcionamento, informou a Prefeitura de Capão da Canoa.
Ainda de acordo com a prefeitura, estão sendo estudadas alternativas para ativar a Academia da Saúde, que foi construída na Avenida Ubatuba de Farias, no Bairro Novo Horizonte. Os recursos que podem ter chegado a 180 mil reais, são oriundos do governo Federal. A verba foi liberada para a construção do espaço físico, mas o custeio para a execução dos trabalhos é do município.
O Secretário da Saúde, Josiel de Matos, aponta que o fato de a Academia ter ficado fechada desde o fim de 2015, quando foi inaugurada, evidencia a dificuldade de pôr o espaço em funcionamento. “O projeto é muito interessante, mas se realocássemos profissionais de outros lugares, teríamos um déficit em postos de saúde e outras unidades de atendimento”, afirma.
Segundo a Prefeitura, para que sejam iniciadas as atividades, deveria ser chamado um quadro de funcionários a fim de trabalhar no local, como vigilantes, responsáveis técnicos, além de todo o corpo de profissionais da saúde. Por se tratar uma obra em parceria com o governo federal, o município não pode usar o espaço para outros fins.
Academia da Saúde
O programa federal Academia da Saúde, lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Esses polos são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalece as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia da Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família e a Vigilância em Saúde.