
Quem se deslocar para Porto Alegre neste de domingo (06) deve estar atento às alterações no trânsito na Freeway e à mudança do ponto de embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais. As mudanças serão realizadas no turno da manhã devido à implosão do antigo prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), destruído por incêndio em julho 2021.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que a Estação Rodoviária da Capital estará fechada entre 7h e meio-dia. Neste período, o embarque e desembarque de passageiros ocorrerá no terminal situado embaixo do viaduto da Conceição. Também será disponibilizada uma estrutura temporária destinada à aquisição de bilhetes.
“Essa localização facilitará o acesso dos ônibus, que irão entrar e sair pela Avenida Farrapos. Veículos de grandes dimensões contarão com o auxílio dos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que estará colaborando com a fluidez do tráfego”, explicou o diretor de Transportes do Daer, Lauro Hagemann.
Já a CCR ViaSul informou que, a partir das 8h deste domingo, o tráfego na Freeway, na altura do km 94, será totalmente bloqueado nos dois sentidos. A ação visa garantir a segurança dos usuários durante a implosão. O bloqueio está previsto para até o meio-dia, podendo ser liberado antes.
A concessionária orienta sobre os desvios que poderão ser utilizados pelos motoristas, conforme o trajeto:
- Para quem vem da Freeway e segue para Eldorado do Sul deverá utilizar a nova ponte do Guaíba;
- Para quem vem da Freeway e segue para o centro Centro de Porto Alegre, deverá seguir em direção à Rua João Moreira Maciel. Depois, fazer curva à esquerda em direção ao bairro Navegantes;
- Para quem vem de Eldorado do Sul pelo vão móvel, pode seguir pela Avenida Sertório ou em direção à BR-116, BR-448 ou ainda pela Freeway, com bloqueio apenas para o sentido Castelo Branco.
A implosão
O prédio da antiga sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), destruído por incêndio no dia 14 de julho de 2021, deixará de existir na manhã de domingo do dia 6 de março. Em apenas sete segundos após o acionamento da implosão, marcado para as 9h, restarão 20 mil toneladas de escombros no terreno da Rua Voluntários da Pátria, nº 1.358, em Porto Alegre.
O acontecimento histórico é a primeira implosão de um imóvel do poder público na Capital. O evento é também a primeira implosão de um prédio em Porto Alegre desde o incêndio do edifício das lojas Renner, em 1976.