
A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul, provocada pela passagem de uma frente fria, deixou moradores apreensivos em Imbé e Tramandaí durante a madrugada deste sexta-feira (22). Imbé teve 64.7 milímetros de chuva entre a meia-noite e às 10h. Já em Tramandaí, o acumulado ficou em 54,4 milímetros, no mesmo período.
De acordo com dados de uma estação meteorológica particular instalada no condomínio Golden River, no Centro de Imbé, metade do acumulado foi registrado entre 3h e 5h. A chuva intensa veio acompanhada de trovoadas e descargas elétricas, além de vento moderado.
Já outra estação particular, instalada na Barra, em Tramandaí, registrou 36 milímetros apenas durante a madrugada. Os volumes de chuva nas duas cidades são considerados altos para um curto período.

A média climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a média de chuva para todo o mês de agosto varia em 140 e 180 milímetros no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Apesar da chuva intensa, o 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM), que atua no Litoral Norte, informou que não foram registradas ocorrências significativas devido à instabilidade. A corporação atuou em ações preventivas, como isolamento de locais onde houve queda de fios de energia.
Previsão



O cenário desta sexta-feira confirma a previsão de instabilidade causada pela passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. A projeção, antecipada pelo meteorologista do portal Litoral na Rede, Daniel Caetano, já indicava a possibilidade de temporais entre a madrugada e a manhã de hoje.
A instabilidade, segundo Daniel, deve se estender ao longo do fim de semana, com acumulados que podem chegar a 25 milímetros em cidades como Tramandaí e Imbé no sábado (23). No domingo (24), a chuva ainda se mantém sobre a região, mas com volumes mais baixos, próximos de 10 milímetros em 24 horas, concentrados principalmente no período da manhã.
Clique aqui e acesse a previsão do tempo para os próximos dias.
Alertas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para diversos pontos do Rio Grande do Sul, incluindo municípios do Litoral Norte. Eles têm validade entre o fim da tarde e a noite desta sexta-feira.
Um dos alertas, de cor amarela, indica perigo potencial de tempestade e abrange todas as cidades do Litoral Norte, além de municípios do Norte, da Serra e da Região Metropolitana de Porto Alegre, entre outras regiões.
Conforme o Inmet, pode haver chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos com rajadas que podem variar de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo. O alerta é válido até as 23h59 de hoje.
O outro alerta, de cor laranja, indica perigo de tempestades no município de Mostardas, além de cidades do Litoral Sul, das regiões Sul, Campanha e da Fronteira com o Uruguai, entre outras. Nessas localidades pode haver chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos com rajadas podendo chegar a 100 km/h. O aviso também expira às 23h59 desta sexta-feira.










