Imbé testará bloqueio de trânsito na Avenida Beira Mar para priorizar pedestres e ciclistas

Compartilhe

Pedestres e ciclistas poderão ter mais tranquilidade aos domingos para aproveitar a beira da praia de Imbé. A Prefeitura do município irá implantar experimentalmente,  no domingo (13), o bloqueio de trânsito da pista mais próxima ao calçadão da Avenida Beira Mar.

O acesso de veículos será interrompido das 8h às 21h, entre a Avenida Garibaldi e Rua Taquara. A pista para quem segue em direção ao Guia Corrente (Barra) terá circulação normal de automóveis. A ideia é permitir que o espaço seja usado para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.

O anúncio foi feito pelo prefeito Pierre Emerin, nessa sexta-feira (05). Mesmo em férias, o chefe do executivo idealizou a proposta e pediu a opinião dos seus seguidores do Facebook. O post publicado no dia 03 de janeiro, tinha mais de 400 curtidas, 140 comentários e 18 compartilhamentos, até às 16 horas deste sábado (05). A maioria dos comentários dos internautas é  positiva, ou seja, apoia a ideia.

Pierre explica que a mudança tem como objetivo humanizar a cidade. “Com essa experiência teríamos um grande espaço livre para caminhadas, ciclismo e outros esportes durante um dia que tradicionalmente moradores e veranistas saem de suas casas para curtir a família” disse.

O prefeito lembra ainda que a proposta é aplicada em diversas cidades do Brasil e o resultado é positivo. “Menos carros e mais famílias nesta área tão bonita, que recém revitalizamos e transformamos”.

Caberá a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSPT) realizar as mudanças. Em todo o trecho, o local será sinalizado com cavaletes, no sentido de orientar aos motoristas os desvios no trânsito. Pierre afirmou ainda, que a medida também beneficiará os comerciantes. “Quanto mais famílias circulando, mais qualidade nas vendas e na convivência. As pessoas poderão apreciar mais os trabalhos dos comerciantes da faixa de praia”, explica.

Caso a avaliação da experiência seja positiva, o bloqueio parcial do local será executado em outras datas. “É uma experiência que vamos fazer. Não custa tentar para ver o resultado”, finalizou o prefeito.

Compartilhe

Postagens Relacionadas