
A Prefeitura de Imbé emitiu um novo decreto que torna obrigatória a aferição de temperatura corporal dos clientes e funcionários que entrarem em estabelecimentos com área igual ou superior a 300 metros quadrados.
A medida, de acordo com a prefeitura, é mais uma estratégia para se adaptar às recomendações das autoridades de saúde na tentativa de conter o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida passou a valer a partir desta quinta-feira (25).
A aferição deverá ser feita com termômetro digital infravermelho com mira laser para corpo humano com precisão mínima de 0,3º C e registro no órgão competente, informou a Prefeitura. O sensor deve ser posicionado a 5 centímetros da testa do cliente.
Segundo a prefeitura, se for constatada temperatura acima de 37,8°C – um dos sintomas apresentados por pacientes com a doença, as autoridades de saúde devem ser informadas de forma imediata, e o paciente encaminhado ao Pronto Atendimento de Santa Terezinha, unidade referência para casos suspeitos de coronavírus em Imbé.
A prefeitura informou que os estabelecimentos do município já são orientados a seguir uma série de normas para ajudar no combate à pandemia, como disponibilizar álcool em gel 70%, impedir a entrada de pessoas sem máscara e sinalizar o interior do local no sentido de impedir aglomerações e de respeitar o distanciamento de pelo menos 2 metros.
O prefeito Pierre Emerim afirmou que a fiscalização atuará, num primeiro momento, em caráter educacional, ou seja, para orientar os estabelecimentos sobre a mudança. Mas frisa que o descumprimento poderá acarretar em penalidades.
“Estamos encaminhando à Câmara um projeto que lei que altera o Código Sanitário, estabelecendo penalidades tanto para pessoas quanto para comércios que desrespeitarem as regras locais”, destacou o prefeito. “A própria Prefeitura já havia adotado esta medida, há algumas semanas, com a disponibilização dos termômetros em todas as repartições municipais”, complementa.
Para denúncias de descumprimento das medidas relacionadas ao combate à Covid-19, contate a Vigilância Sanitária, através do telefone (51) 3627-8287.










