O Instituto-Geral de Perícias (IGP) responsável pelo encaminhamento de carteiras de identidade ampliou os dias e horários, para o atendimento presencial ao público, em 14 postos de identificação localizados na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte. Para que o atendimento seja realizado é preciso agendar previamente, em função da pandemia do coronavírus.
O atendimento será realizado agora de 2° a 6ª feira, das 08h às 14h. Os postos do IGP no Litoral Norte que tiveram os dias e horários ampliados são os de Osório, Torres, Tramandaí. Os outros onze ficam nos municípios de Canoas, Cachoeirinha, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Jerônimo, Sapucaia e Venâncio Aires.
De acordo com o IGP, todos os servidores voltaram aos postos de trabalho na segunda-feira (19), o que permitiu a ampliação. “A intenção é a ampliar e agilizar o atendimento nestes municípios para quem necessita da Carteira de Identidade”, afirmou a Diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon Bittencourt.
Os telefones para o agendamento prévio estão disponíveis na tabela de atendimento do IGP. (clique aqui).
Solicitação on-line
A partir da próxima segunda-feira (26), o serviço de Solicitação on-line de carteiras de identidade estará disponível para retirada também nos Postos de Identificação do IGP em Bagé, Camaquã, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santana do Livramento. Desde o lançamento, em junho, já foram emitidas mais de 2.200 documentos nessa modalidade, para retirada nos municípios de Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Gramado.
Segundo o IGP, este serviço permite solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. O cidadão só comparece ao Posto para a retirada do documento, cinco dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição. O valor é de R$ 71,10. Vítimas de roubo são isentos, desde que informem o número do Boletim de Ocorrência.
Conforme o instituto, a solicitação de 2ª via on-line utiliza os dados biográficos e biométricos que foram cadastrados quando o cidadão fez a última atualização da carteira no Estado. Para acessar o serviço é preciso ter 18 anos completos na data de expedição da última 2ª via; ela tem que ter sido emitida no Rio Grande do Sul, nos últimos 5 anos. Os dados pessoais do solicitante (nome completo, estado civil, filiação, etc.) não podem ter sofrido alterações desde a data de expedição. A 2ª via solicitada on-line é entregue somente ao titular, mediante validação biométrica.
O serviço é online e está disponível no site do IGP (clique aqui) e no site do Governo do Estado (clique aqui). É obrigatório o preenchimento do formulário de solicitação na íntegra. Se o cidadão estiver apto ao serviço, o sistema gerará o protocolo de retirada juntamente com a guia de pagamento da taxa de expedição da carteira de identidade.