Hospital Tramandaí voltará a contar com tomógrafo em dezembro

Novo equipamento deve qualificar o atendimento de casos, como AVC e de traumas

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa por Pixabay

O Hospital Tramandaí (HT) voltará a contar, no mês de dezembro, com um tomógrafo. O equipamento é fundamental para diagnósticos de diversos casos e servirá para qualificar, por exemplo, atendimento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e politraumatizados, como vítimas de acidentes de trânsito e disparos de arma de fogo.

O diretor técnico da instituição, Noslen Rodrigues de Souza, disse à reportagem do portal Litoral na Rede que a meta é ter o novo tomógrafo instalado até 15 de dezembro. Segundo o médico, o Instituto Maria Schmitt (IMAS), gestor do HT, adquiriu o equipamento e, posteriormente receberá repasse do valor anunciado pelo governo do Estado, que é o dono do hospital.

No dia 18 de novembro, a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann e o vice-governador Gabriel Souza assinaram, em Tramandaí, o convênio no valor de R$ 1,29 milhão para a aquisição do novo tomógrafo.

Conforme o diretor técnico, a instalação depende da retirada do antigo equipamento que está estragado desde o primeiro semestre deste ano, quando o hospital ainda estava sob outra gestão. Em muitos casos, nos últimos meses, pacientes precisaram ser encaminhados ao Hospital de Osório para a realização de tomografia computadorizada.

Sobre o serviço de AVC, o médico explica que atualmente boa parte dos casos é encaminhada ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, o que não será mais necessário com o novo tomógrafo. “Atualmente a gente atende só o fora de janela, ou seja, a pessoa que já evoluiu muitas horas após o AVC porque justamente a gente não tem tomografia”, detalhou.

Noslen destaca que, nesses casos neurológicos, a máquina permitirá diagnóstico e tratamentos mais precisos e ágeis, realizados no HT, sem necessidade de deslocamento para outra cidade. “Nessas situações de AVC é fundamental o exame para iniciar trombólise ou mesmo algum tipo de cirurgia para fazer a revascularização do cérebro”, explicou.

Balanço da gestão do IMAS

O IMAS assumiu a gestão do Hospital Tramandaí em junho de 2024, após o governo do Estado romper o contrato com Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Em balanço apresentado à Secretaria Estadual da Saúde, os novos gestores apontaram aumento dos procedimentos realizados no HT.

Entre junho e outubro, o Centro Obstétrico, que foi reaberto, realizou 429 partos e 2.203 atendimentos. Conforme o IMAS, ocorreram, no mesmo período 1.221 procedimentos no Bloco Cirúrgico. O levantamento também aponta para a realização de 13.308 atendimentos e urgência e emergência, além de 2.707 internações.

Penny leva alegria e emociona pacientes internados no Hospital Tramandaí

Compartilhe

Postagens Relacionadas