Um mensagem que circulou em grupos de Whatsapp pedindo doação de sangue para uma menina, supostamente internada em estado grave no Hospital de Capão da Canoa, é falsa. A confirmação foi feita pela Hospital Santa Luzia, em nota de esclarecimento, divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (27).
A mensagem dizia “Alguém tem sangue AB negativo ou conhece alguém? É urgente! Uma criança no Hospital Geral Capão da Canoa está precisando de sangue e no hemocentro não tem. Ela está correndo risco de morte.” Na nota, a direção do Hospital Santa Luzia, que não se chama Hospital Geral, afirma: “Atualmente, não há na instituição nenhum caso que necessite urgentemente da contribuição, conforme sugere o conteúdo circulado. Trata-se de uma mensagem falsa.”
Em caso de dúvidas as pessoas podem entrar em contato pelo telefone da instituição de saúde pelo número (51) 3665-7100. O Hospital de Capão da Canoa informou ainda que mantem parceria com o Hemocentro do Estado que a cada três meses disponibiliza a unidade móvel para coleta de doações na cidade. A próxima visita está prevista para o mês de dezembro.
Veja a nota na íntegra
O Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, informa que desconhece qualquer mensagem compartilhada em grupos de redes sociais que solicita doação de sangue para seus pacientes. Atualmente, não há na instituição nenhum caso que necessite urgentemente da contribuição, conforme sugere o conteúdo circulado. Trata-se de uma mensagem falsa. Qualquer dúvida a respeito pode ser esclarecida através do telefone (51) 3665-7100.
A instituição ainda informa manter parceria com o Hemocentro do Rio Grande do Sul, que há cada três meses disponibiliza sua unidade móvel para coleta de doações na cidade. A próxima visita do veículo ao Hospital Santa Luzia está prevista para ocorrer em dezembro, com dia e horário a serem confirmados em breve.