Horto de Balneário Pinhal reúne mais de 700 espécies de plantas

Compartilhe

050619 HORTO PINHAL3
Horto Municipal de Balneário Pinhal. Foto: Divulgação
050619 HORTO PINHAL2
Horto Municipal de Balneário Pinhal. Foto: Divulgação
050619 HORTO PINHAL
Horto Municipal de Balneário Pinhal. Foto: Divulgação

Um viveiro de plantas com mais de 40 mil mudas de 700 espécies tem atraído estudantes e profissionais do meio ambiente de várias cidades do Litoral Norte. O Horto Municipal de Balneário Pinhal nasceu em 2006, fruto da vontade de um grupo de moradores em florir a cidade, deixá-la mais bonita. Desde então, o horto passou a existir com todo o zelo e carinho da comunidade e da administração municipal.

O local abriga árvores frutíferas, flores, plantas ornamentais, hortaliças, leguminosas, ervas medicinais, além de uma variedade de suculentas.  São plantas nativas e exóticas, cuidadosamente cultivadas, inclusive com o uso de uma composteira, que produz uma terra mais fértil para as plantas.

Entre as árvores frutíferas estão: ameixeiras, angazeiros, goiabeiras, cerejeiras, pitangueiras, abacateiros. Entre as exóticas está a planta do papiro, que era utilizado para a escrita no Egito antigo. E também uma árvore de tronco macio conhecida como pau papel. Também estão sendo produzidas no local, mais de 300 mudas de palmito para serem distribuídas.

O diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gilson Prestes, informa que as plantas cultivadas são doadas para a comunidade: ”Uma retribuição ao cidadão que está em dia com os seus impostos”, diz. Mas as mudas também são usadas em seu propósito inicial, o de embelezar a cidade. Elas podem ser apreciadas nos canteiros das avenidas, ruas, escolas, entre outras áreas públicas.

Conforme Prestes, a procura para visitação ao Horto tem sido grande de escolas e secretarias de meio ambiente de outros locais que solicitam mudas para projetos escolares e plantio em vias públicas das demais cidades.

O Horto Municipal teve sua área ampliada este ano, passando a um total  de 5 mil m², o que, segundo Prestes, permitiu a criação de espaço individual para as hortaliças e as plantas fitoterápicas, além de possibilitar a produção de mais mudas com melhor crescimento das plantas e qualificar o atendimento ao público.

Entre as visitas já realizadas, Gilson Prestes destaca escolas de Cidreira, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Quintão, Nova Tramandaí.

O Horto Municipal de Balneário Pinhal está localizado na esquina das ruas José Orlando de Freitas e Rua da Amizade. O atendimento à comunidade acontece nas segunda, quartas e sextas feiras das 8 às 12h e das 13h às 17h.

Às terças e quintas-feiras, a equipe do Horto vai às ruas para cuidar do plantio nas áreas públicas da cidade. Para visitação de escolas é preciso agendar pelo Telefone (51) 991168092.

O Guardião do Verde

Paulo Jobim trabalha no Horto Municipal há 10 anos. Foto: Divulgação

No meio de tantos vasos, árvores e o colorido das plantas está Paulo Jobim, que sabe o nome e a história de cada uma das plantas: como chegou ao horto, se por muda ou semente, quem trouxe e pra que serve.

Funcionário da Prefeitura, ele trabalha no local há 10 anos, não precisa dizer que gosta do que faz, chega ter ciúme das mudinhas e ainda ensina: “a areia do litoral não facilita o plantio, é preciso adubar, cuidar, zelar para o desenvolvimento de tanta variedade.

Mas não é só isso. Ele revela o segredo para a planta nascer forte e bonita: “É preciso ter uma boa energia para cuidar delas, tem que conversar, ter carinho por todo esse verde”, diz com toda a sensibilidade de um verdadeiro guardião.

Fonte: Salete Teixeira / Assessoria de Comunicação Prefeitura de Balneário Pinhal

Compartilhe

Postagens Relacionadas