Horta cultivada por alunos garante alimentos orgânicos para a merenda escolar

Crianças fizeram a primeira colheita; iniciativa mobilizou a comunidade da Escola Estadual Jovelino Theodoro, em Santo Antônio da Patrulha

Compartilhe

Alunos plantam e cuidam dos alimentos com a ajuda de pais e professes. Foto: Divulgação

Os alunos, pais, professores, funcionários da Escola Estadual Jovelino Theodoro, em Santo Antônio da Patrulha, estão comemorando a primeira colheita da horta escolar cultivada pelos próprios estudantes. Os legumes e hortaliças reforçam a merenda e as crianças também estão levando parte da produção orgânica para casa.

O projeto da horta escolar começou a se concretizar no começo do ano letivo de 2020, quando foram construídos os canteiros. Porém, precisou ser interrompido com o início da pandemia. Mas a ideia não foi esquecida e a retomada foi em maio deste ano, com a volta das aulas presenciais.

O desejo de levar o projeto adiante mobilizou a escola. Toda comunidade do colégio contribuiu e, através de ajuda e doações, foi possível realizar o que era idealizado. O pai de um aluno doou caçambas de terra, os professores e pais compraram mudas de plantas, avós de alunos que tinham prática com agricultura disponibilizaram-se a ensiná-los a plantar e cuidar da horta.

“É um projeto gratificante, onde podemos trabalhar com os alunos a questão da alimentação saudável e a introdução do hábito do consumo de hortaliças”, disse a diretora da escola, Leandra Guadalupe Adam Guimarães. Ela ainda menciona que deseja que “eles tenham o prazer de plantar, de cultivar a terra, o prazer de colher alimentos naturais e orgânicos”.

Alimentos orgânico colhidos na horta escolar reforçam a merenda. Foto: Divulgação

Na horta, foram plantadas mudas de pimentão, tomate, alface, couve, moranga, chás e hortaliças. A primeira colheita aconteceu na semana passada. E nessa terça-feira (19), os alunos puderam levar para casa os alimentos orgânicos, que também são servidos na merenda escolar.

Compartilhe

Postagens Relacionadas