
Quem aproveitou a manhã de sol da quinta-feira (01) para passear na beira-mar de Imbé se deparou com um visitante bastante comum na faixa de praia dos municípios da região. Um lobo-marinho foi flagrado próximo à guarita 130, localizada nas proximidades da Av. Caxias do Sul, no Centro.
Segundo a prefeitura, o animal estava apenas descansando . Ele não apresentava sinais de machucados. Agentes da Guarda Municipal de Imbé foram acionados para dispersar alguns curiosos que se aproximaram do animal.
A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura do município, Nélida Pereira, explica que muitas vezes os animais marinhos buscam a faixa de areia apenas para descansar. E que a melhor forma de ajudar é não os perturbando. “Somente quando houver algum indício de maus tratos, ou de o animal estar ferido, os órgãos ambientais devem ser comunicados”, salienta.
Casos desta natureza podem ser comunicados à Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), por meio do telefone (51) 3661-4620, quando for o caso de animais debilitados. Se alguma espécie for localizada sem vida, o correto é acionar o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ceclimar/UFRGS), de preferência com foto e identificação do local, através de aplicativos de mensagens ou ligando para o número (51) 99625-3179.
Confira as principais orientações em casos animais na faixa de areia:
– Nunca os remova da praia;
– Nunca tente alimentá-los ou movê-los de volta à água;
– Mantenha distância, afaste os cães e não toque nos animais, pois eles poderão transmitir doenças;
– Quando necessário, avise os órgãos responsáveis da sua região.
Veja imagens do animal (feitas em distância segura e sob cuidados para não incomodá-lo):





