Homicídios crescem 38% no Litoral Norte

Compartilhe

Foto: Arquivo Litoral na Rede

O ano de 2016 foi marcado pela escalada da violência no Litoral Norte e o número de ocorrências de homicídios dolosos nos 23 municípios de região é um importante termômetro para compreender este fenômeno. Nos 12 meses do ano passado, a Polícia Civil registrou 135 casos de assassinato no Litoral, uma média de três a cada semana.

O Litoral na Rede analisou as estatísticas da criminalidade divulgadas, na semana passada, pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e os dados permitem chegar a conclusão que o número de homicídios na região aumentou 38% em 2016. A comparação é com 2015, quando foram registradas 98 ocorrências de homicídio na região.  As mortes de vítimas de assaltos aumentaram ainda mais: foram nove latrocínios (roubo com morte) no ano passado, o que representa 300% a mais que em 2015. Veja no gráfico abaixo os números dos últimos cinco anos.

As estatísticas divulgadas pela SSP contabilizam apenas o número de ocorrências e não há detalhamento da quantidade de vítimas de homicídio por município. Portanto, casos de duplo ou triplo assassinatos e chacinas são contabilizados com um único caso.  Com base nos dados oficiais, o Litoral na Rede apurou o ranking da violência na região. As quatro cidades que tiveram mais mortes violentas no ano passado foram Capão da Canoa, Tramandaí, Osório e Imbé. Veja no gráfico abaixo.

Comparando os últimos dois anos, a maiores elevações nos crimes de homicídio doloso ocorreram em Osório (283%), Capão da Canoa (277%), Mostardas (150%) Cidreira (83%), Balneário Pinhal (60%) e Imbé ( 50%).  Em Tramandaí, houve uma pequena baixa de 20 para 19 ocorrências. As maior reedução do principal indicador de violência entre as maiores cidades do Litoral Norte ocorreu em Torres (-73%). Os municípios de Capivari do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba e Xangri-lá registraram um homicídio cada no ano passado. Em Terra de Areia ocorreu um caso de latrocínio. Cinco cidades não tiveram assassinatos em 2016: Caraá, Morrinhos do Sul, Tavares, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

Compartilhe

Postagens Relacionadas