
A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Tramandaí, iniciará nesta terça-feira (24), as homenagens a santa considerada pelos católicos como a “Estrela do Mar”, protetora dos navegantes. Serão nove dias de novenas, com muitas orações, fé, pedidos e agradecimentos à padroeira do município.
As novenas e missas antecedem o dia da padroeira, comemorado no dia 02 de fevereiro. Será a 115ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e é feriado na cidade. Neste dia, milhares de fiéis e devotos, realizarão uma procissão que é marcada por emoção. A caminhada partirá da Igreja São José, localizada na Avenida Fernandes Bastos e seguirá até a Igreja Matriz, no Centro de Tramandaí.
Nesta terça-feira (24), às 19 horas ocorre o 1° dia da novena, com a presença do Bispo Diocesano de Osório, Dom Jaime Pedro Köhl e do futuro diácono Alessandro e dos festeiros Nino Dias e Naira Rodrigues, da Pastoral da Criança. O tema do primeiro encontro é “Vocação de Maria: Mãe do Salvador e Mãe da Igreja”.
Na quarta-feira (25), às 16 horas será realizada a Missa da Saúde e logo após terá um Chá da Tarde. Às 19 horas, ocorre o 2º dia de novena, que será celebrada pelo Frei Valdivino E. Salvador, vigário paroquial São Pio X, de Canoas, com a presença dos festeiros João Lopes e Eneida A. Souza. O tema deste segundo encontro é “Maria aponta para o filho de Jesus: Fazei o que ele vos disser!”.
Veja abaixo a programação, dos outros dias, incluindo o dia 02 de fevereiro.
- 26/01 – Quinta-Feira
19h: 3º dia da Novena
Pregador: Frei Wilson Dallagnol – Pároco
Tema: A Mãe dos Navegantes Surgimento da devoção mariana em Tramandaí Festeiros: Albertina da Silva e RCC
- 27/01 – Sexta-feira
19h: 4º dia da Novena
Pregador: Frei Osmar Otávio Junior – Vigário Paroquial
Tema: Maria: “Ele despede os ricos de mãos vazias” (Lc 1,53)
Festeiros: Valdir Castro / Apostolado da Oração
- 28/01 – Sábado
19h e 21h: 5º dia da Novena
Pregador: Frei Valdivino E. Salvador
Vigário Paroquial São Pico X – Canoas
Tema: Maria: “Enche de bens os famintos” (Lc 1,53)
Festeiros: Gabriel Fernandes e Projeto Margarida
- 29/01 – Domingo
8h e 19h: 6º dia da Novena
Pregador: Frei Valdivino E.Salvador Vigário Paroquial São Pio X – Canoas
Tema : A Mãe dos Navegantes e o 3º Ano Vocacional – Nossa Vocação Cristã
Festeiros: Marco e Véra Kerber/ Ministros da Comunhão
- 30/01 – Segunda-feira
19h: 7º dia da Novena
Pregador: Frei Natalino Fiorott1i – Pároco São Pio X – Canoas
Tema: No exemplo de Maria, o chamado Vocacional como graça e missão
Festeiros: Cleonice Shamah / Pastoral da Criança
- 31/01 – Terça-feira
19h: 8º dia da Novena
Pregador: Frei Osmar Otávio Junior – Vigário Paroquial
Tema: Como Maria, Corações ardentes, pés a caminho” (cf Lc 24,32-33) Festeiros: Alessandro e Tânia / E.C.C.
- 01/02 – Quarta-feira
16h e 19h: 9º dia da Novena
Pregador: Frei Natalino Fiorotti – Pároco São Pio X – Canoas
Tema: Com a Mãe dos Navegantes, viver o chamado vocacional
Festeiros: Carmen Mendina / Pastoral do Dízimo
- 02/02 – Quinta-feira
115ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Pregador: Frei Wilson Dallagnol – Pároco
Tema: Vivendo o 3º Ano vocacional e a 60ª Campanha da fraternidade, do jeito de Maria.
8h e 19h: Missa festiva na Igreja Matriz
9h: Missa na Igreja São José – Imbé
12h: Almoço Festivo na Igreja Matriz
17h: Terço Mariano na Igreja São José e logo após procissão (a pé) com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes até a Igreja Matriz
*Bênçãos durante todo o dia: bênção das velas, flores, fitas, objetos religiosos, fiéis e da saúde.