Um homem cortou o rabo de um cão a faca e sem qualquer anestésico em Três Cachoeiras, município do Litoral Norte. Ele é o tutor do animal e foi preso por policiais militares da Patrulha Ambiental (Patram).
Denúncias motivaram a intervenção policial no caso. Conforme o 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), após ser mutilado, o cão saiu para a rua ferido. Populares o resgataram e chamaram a Patram.
Os policias foram até o imóvel do tutor e conseguiram localizá-lo. Segundo a corporação, ele admitiu que cortou o rabo do cachorro com uma faca, sem anestésico. No local, havia resquícios de sangue.
O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia, juntamente com a faca apreendida. O animal foi levado para uma clínica veterinária e internado para tratamento.
Maus-tratos contra animais
O corte do rabo de cachorros é proibido no Brasil desde 2013, a partir de uma resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, devido a impactos na saúde dos animais. Só pode ser realizada por profissional registrado em caso de doenças, como tumores na cauda, por exemplo.
Com isso, também passou ser considerado crime de maus-tratos. Atualmente, a pena para quem maltrata cães e gatos no Brasil é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda. Se o animal morrer, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Para outros animais, que não cães e gatos, as penas previstas na legislação são detenção de 3 meses a 1 ano, multa e aumento de um sexto a um terço da pena em caso de morte do animal.