O futebol não encanta seus admiradores apenas pelas belas jogadas que proporciona. Noites como a desta terça-feira (05) ajudam a explicar um pouco do que é esse esporte. A vitória do Inter por 4 a 1 sobre o Colo Colo, numa virada que parecia pouco provável para muita gente, garantiu o Colorado nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
O jogo
Com os retornos do lateral-direito Fabrício Bustos, recuperado de lesão na coxa, e do meia Carlos de Pena, que estava com quadro febril, o Inter começou a partida com uma postura diferente da apresentada no jogo de ida, no Chile, quando perdeu por 2 a 0. Mas a pressão inicial sofreu um revés logo aos 7 minutos, quando o goleiro Daniel derrubou Lucero dentro da área. Pênalti que Gabriel Costa converteu, abrindo o marcador no Beira-Rio: 1 a 0 para os visitantes.
A penalidade fez com que o arqueiro colorado passasse a ser bastante vaiado por boa parte dos mais de 40 mil colorados presentes no estádio. Mas as vaias cessaram ainda na primeira etapa, aos 26 minutos, após a bola sobrar nos pés de Alan Patrick, dentro da área. Ele chuta cruzado, no canto direito, e empata a partida, botando fogo no jogo.
Menos de seis minutos depois, a virada: em lance de Moisés pelo lado esquerdo, a bola viaja para a área, a defesa chilena afasta mal e Edenílson chega chutando, fazendo o 2 a 1 e diminuindo a vantagem do Colo Colo.
Um dos destaques do Inter até então, Alan Patrick deixou o jogo ainda na primeira etapa, aos 38 minutos, lesionado. Taison entrou no seu lugar. A torcida seguiu pressionando, assim como o time de Mano Menezes, mas o primeiro tempo terminou com a vantagem mínima a favor do Inter.
O segundo tempo começou com o Inter dando sequência à pressão sobre os visitantes. E de tanto ameaçar a meta adversária, o Colorado chegou ao terceiro gol aos 15 minutos. Em jogada ensaiada, Edenilson cobrou escanteio a meia altura e encontrou Alemão dentro da pequena área. O centroavante colorado empurrou a bola com a coxa para as redes, fazendo o 3 a 1 para o Inter. O resultado levava a decisão para os pênaltis.
A euforia colorada ficou ainda maior aos 30 minutos, quando Bustos encontrou Pedro Henrique livre pelo lado direito. Ele avançou em velocidade, entrou na área e finalizou cruzado, sem chances para o goleiro Cortez: Inter 4 a 1.
Com pouco fôlego, o Colo Colo pouco risco ofereceu à meta colorada nos minutos finais de jogo. O Inter, pelo contrário, seguiu pressionando e por pouco não ampliou a vantagem.
No final do jogo, festa vermelha no Beira-Rio. A vitória coloca o Inter nas quartas de final da Copa Sul-Americana, numa noite marcada por uma virada pouco provável – ainda mais após o gol sofrido no começo – e pela renovação da esperança no bicampeonato da competição.
FICHA TÉCNICA
Internacional 4 x 1 Colo Colo (CHI)
Copa Sul-Americana – Oitavas de final
Data: terça-feira, 05 de julho de 2022
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Auxiliares: Gabriel Chade e Maximiliano Del Yesso (ambos argentinos) VAR: Mauro Vigiliano (ARG)
INTERNACIONAL: Daniel; Bustos (Kaique), Mercado, Vitão e Moisés; Gabriel, De Pena, Edenilson, Pedro Henrique (Mauricio) e Alan Patrick (Taison); Alemão (David). Técnico: Mano Menezes.
COLO COLO: Cortés; Opazo, Falcón, Zaldivia (Bouzat) e Suazo; Pizarro (Gutiérrez), Pávez, Solari (Bolados), Leonardo Gil (Oroz) e Gabriel Costa; Lucero. Técnico: Gustavo Quinteros.
Cartões amarelos: Pavéz, Falcón (COL); Edenilson, De Pena, Vitão, Moisés (INT)
Gols: Gabriel Costa, do Colo-Colo, aos 15 minutos do primeiro tempo; Alan Patrick, do Inter, aos 26 minutos do primeiro tempo; Edenilson, do Inter, aos 30 minutos do primeiro tempo; Alemão, do Inter, aos 15 minutos do segundo tempo; Pedro Henrique, do Inter, aos 29 minutos do segundo tempo.