
Guarda-vidas que atuam na área central de Tramandaí resgataram dois banhistas que caíram em uma corrente de retorno no mar, na tarde dessa sexta-feira (27). O salvamento dos homens aconteceu próximo a guarita 146, por volta de 15h30.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, cinco profissionais de salvamento atuaram no resgate. Além de equipe do posto, a ação mobilizou guarda-vidas que atuam na base operacional da corporação na beira-mar de Tramandaí. Eles empregaram uma moto aquática na ação.
Até mesmo o coordenador operacional da Operação Verão do CBMRS, major Daniel Moreno atuou no resgate. O oficial relatou à reportagem do portal Litoral na Rede que as condições do mar naquele ponto tornaram o trabalho mais complicado: “uma dificuldade bem alta ali para tirar o banhista porque a corrente era muito, muito forte”.
O primeiro homem resgatado não teria obedecido as orientações dos profissionais de salvamento. Antes do agravamento da situação, os guarda-vidas usaram apitos para sinalizar ao banhista que ele estava se aproximando da um local de risco.
Quando concluíram a primeira ação, um segundo homem se aproximou da área de corrente de retorno. Ao receber orientação para não avançar, ele disse aos guarda-vidas que queria ajudar, mas também acabou tendo que ser salvo.
“Nenhum dos dois acabou fazendo aspiração de água, ou seja, tecnicamente nem foi um afogamento e sim um resgate”, finalizou o major ao reiterar a importância de que as pessoas busquem entrar no mar apenas junto às guaritas em guaritas em operação.
39 salvamentos em dia
O CBMRS informou que nessa primeira sexta-feira do verão, os guarda-vidas realizaram 39 salvamentos nas praias do Litoral Norte. Mais da metade dos 70 resgates feitos desde o início da Operação Verão, em 21 de dezembro.
Nessa primeira semana, a equipes que atuam nas praias realizaram ainda mais de 28 mil ações preventivas e auxiliaram na localização de 50 pessoas.
Homem morre após pular de trapiche em lagoa do Balneário Pinhal