
Duas cadeiras destinadas ao banho de mar para pessoas com deficiência têm feito o maior sucesso em Tramandaí. Todos os finais e semana, das 8h às 19h, os equipamentos são disponibilizados na guarita 159.
A iniciativa, promovida pelo grupo Kebra Bola, acontece pelo segundo veraneio seguido. As cadeiras anfíbias, como também são conhecidas, foram obtidas através da venda de lacres de latinhas.
O grupo completa 25 anos em 2020. O projeto, que começou com a união de apaixonados por futebol de vários lugares do Rio Grande do Sul, acabou ganhando novos rumos e mais pessoas. Hoje, são mais de 100, incluindo as esposas. E a lista de ações de voluntariado está aumentando, não ficando apenas no banho de mar assistido.

Um dos integrantes, Eduardo Arias, comenta que o movimento está destinando tampinhas de plástico para auxiliar pessoas com câncer de Tramandaí. Já os lacres vão para a aquisição de cadeiras de rodas pelo Rotary Club Lindóia, de Porto Alegre.
“Nossas esposas também formaram um grupo para ajudar em algumas ações aqui. São as Tops”, destaca Eduardo. “Juntos, realizamos consertos e pintura dos brinquedos da Praça da Coruja, o plantio de mudas, limpeza da orla”.
O Kebra Bola ainda conta com uma espécie de arena de futebol fechada na beira da praia de Tramandaí. A estrutura é devidamente licenciada pelo órgão ambiental do município. O espaço ganhou o nome de Jair Resende, que foi presidente do grupo e faleceu em fevereiro do ano passado.
