O Grêmio está classificado para as semifinais do Gauchão 2024. Mesmo jogando por um empate para avançar de fase, o Tricolor foi superior durante todo o jogo e derrotou o Brasil de Pelotas por 2 a 0, na Arena, em Porto Alegre, no começo da noite deste domingo (10).
Pressionando a defesa do Xavente desde o princípio, o Tricolor só conseguiu abrir o placar na reta final da primeira etapa. Foi quando Cristaldo ajeitou na meia-lua da grande área, limpou a marcação e encheu o pé. A bola entrou no ângulo de Gabriel. Um golaço do camisa 10 na Arena, aos 44 minutos.
O Grêmio manteve a superioridade técnica e o controle do jogo no segundo tempo e conseguiu ampliar o marcador na metade da etapa final. Aos 23, João Pedro cruzou para a área e Diego Costa finalizou mascado. A bola bateu em Du Queiroz e se ofereceu para o próprio Diego Costa, que encheu o pé e estufou as redes do Brasil, fazendo o 2 a 0 para o Grêmio e dando números finais ao confronto.
Os próximos compromissos do Tricolor serão pelas semifinais do Gauchão: o time enfrentará o Caxias, que na última sexta-feira (08) despachou o São José. A primeira partida deve ser marcada para o próximo fim de semana e será disputada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Já a volta, também sem data marcada, acontecerá na Arena, em Porto Alegre.
Do outro lado da chave, o Inter, que no sábado (09) bateu o São Luiz por 3 a 0 no Beira-Rio, terá pela frente o Juventude, que goleou o Guarany de Bagé, fora de casa, por 4 a 0. Antes, o Colorado enfrentará o Nova Iguaçu (RJ) pela Copa do Brasil, na quarta-feira (13), às 20h.