
Se antes de a bola rolar o clima entre torcedores do Grêmio era de incerteza e preocupação, haja vista a sequência de quatro jogos sem vencer e o retrospecto ruim ante o Flamengo, depois do apito final, enfim, veio o alívio: o Tricolor bateu o Rubro-Negro por 3 a 2, de virada, na noite desta quarta-feira (25), em Porto Alegre, e se sustentou dentro do G-6 do Brasileirão, mantendo viva a esperança de uma vaga para a Libertadores 2024.
O Flamengo de Tite saiu na frente com Everton Cebolinha. Após roubar bola na intermediária, o atacante disparou pela esquerda, venceu a marcação de Geromel e finaliza na entrada da área, num belo chute: Rubro-Negro 1 a 0 na Arena, aos 42 minutos do primeiro tempo.
Pouco inspirado no primeiro tempo, o Grêmio de Renato Portaluppi se reencontrou no segundo tempo a partir de mexidas do técnico, que colocou Ferreira, Andre Henrique e Nathan Fernandes em campo. E foi o trio o responsável pela virada do Grêmio.
O empate veio aos 31. Ferreira, que na última partida do Grêmio em casa foi duramente vaiado pela torcida, tabelou com Villasanti, dominou completamente livre dentro da área e bateu de chapa para vencer o goleiro Rossi, se redimindo com o torcedor: 1 a 1.
A virada não demorou muito. Cristaldo, que também entrou na segunda etapa, venceu disputa contra Thiago Maia e tocou na entrada da área para Nathan Fernandes. O garoto, sem medo, finaliza cruzado, fazendo o 2 a 1 para o Grêmio, aos 36 minutos.
Aos 41, foi a vez de André Henrique ampliar a vantagem gremista no placar. Reinaldo cobrou lateral e Villasanti ajeitou para o camisa 77, que bateu de primeira para marcar o terceiro gol do Tricolor na partida: 3 a 1.
O Flamengo chegou a descontar o marcador aos 44, com Luiz Araújo, que escorou de cabeça uma bola cruzada para dentro da área: 3 a 2. Mas não houve tempo para mais nada. Vitória gremista na Arena, colocando fim a uma sequência de quatro jogos sem vitória do time gaúcho na competição e, de quebra, sobre o time carioca, de quem o Grêmio não vencia desde setembro de 2021.
O resultado sustenta o Grêmio na sexta colocação do Brasileirão, agora com 47 pontos e dentro da zona de times classificados para a pré-Libertadores. O Tricolor volta a campo no próximo sábado (28), às 19h, para enfrentar o América-MG, em Belo Horizonte.