O sinal de alerta está ligado no Grêmio. Na noite deste domingo (16), o Tricolor perdeu mais uma partida e entrou na zona de rebaixamento do Brasileirão 2024. O algoz da vez foi o Botafogo, que venceu por 2 a 1 a partida disputada em Cariacica (ES), onde o time gaúcho mandou o jogo. Foi a quinta derrota gremista no campeonato, a terceira consecutiva.
Para o confronto, o técnico Renato Portaluppi deu sequência ao rodízio de goleiros, e Caíque assumiu a meta tricolor. Diego Costa, lesionado, segue fora, assim como Soteldo e Villasanti, que disputam a Copa América com suas seleções. Na defesa, Kannemann, suspenso, não viajou.
Com o zagueiro Geromel e os laterais Fábio e Mayk na defesa, além de Gustavo Nunes no ataque, o Grêmio viu o time carioca abrir o placar logo a 10 minutos do primeiro tempo. Marlon Freitas achou ótimo passe para Cuiabano, ex-Grêmio, finalizar cruzado, de trivela, no canto esquerdo do goleiro Caíque.
O empate gremista veio ainda na etapa inicial de partida. Cristaldo acionou Pavón, que bateu cruzado. A bola desviou e ficou viva para Gustavo Nunes empurrar para as redes, vencendo John e deixando tudo igual no Estádio Kleber Andrade, para festa dos poucos gremistas presentes — apesar de serem visitantes, os botafoguenses contaram com maior torcida.
No segundo tempo, Luiz Henrique fez boa jogada e serviu Júnior Santos, que chutou colocado, no canto esquerdo de Caíque, recolocando o Fogão em vantagem no marcador, aos 12 minutos, e determinando a vitória do time, que assumiu a liderança da competição.
A derrota fez o Grêmio cair para a 18ª posição da tabela, a segunda dentro da zona do rebaixamento, com apenas 6 pontos conquistados em 21 já disputados — o Tricolor tem jogos a menos em relação a alguns adversários. Na próxima quarta-feira (19), às 20h, enfrentará o Fortaleza, no Ceará, em busca da recuperação.
Leia também: Jogando mal, Inter leva gol no fim e perde para o Vitória