
A última rodada do Brasileirão 2024 foi de frustração para a Dupla Gre-Nal. Em Porto Alegre, o Grêmio foi derrotado pelo Corinthians por 3 a 0. Já no Ceará, o Inter também levou 3 a 0, mas do Fortaleza. Os jogos do domingo (8) também definiram o campeão brasileiro, os classificados para Libertadores e Sul-Americana e o último rebaixado para a Série B do ano que vem.
Na Arena, Yuri Alberto foi derrubado por Geromel, que fez seu último jogo pelo Tricolor. Pênalti marcado com auxílio do VAR e convertido pelo próprio Yuri Alberto, aos 43 minutos do primeiro tempo.
Na reta final do jogo, Romero cruzou na primeira trave e Charles, de cabeça, mandou no canto direito do goleiro Caíque, aos 42 minutos.
Aos 48, Memphis Depay ficou com a sobra de bola dentro da área e manda um voleio para ampliar para o Timão, dando números finais ao confronto.
Apesar da derrota, o Tricolor termina a temporada garantindo classificação para a Copa Sul-Americana. A equipe do técnico Renato Portaluppi encerrou o Brasileirão na 14ª colocação, com 45 pontos.
Já na Arena Castelão, Rochet vacilou com a bola nos pés dentro da área e perdeu para Moisés, que mandou para o fundo das redes do goleiro colorado, aos seis minutos do primeiro tempo.
Aos 19, Tinga fez lançamento pela direita no campo de ataque para Moisés, que escapou da marcação e finalizou na saída do goleiro para ampliar o placar.
Na etapa final, Mancuso cruzou a bola na segunda trave e Tinga subiu alto para mandar para o fundo das redes de Rochet, retando a derrota do Colorado, aos sete minutos.
A equipe de Roger Machado finalizou o Brasileirão na 5ª posição, com 65 pontos, e classificado de forma direta para a Libertadores 2025.
Campeão
Em um Nilton Santos lotado, o Botafogo derrotou o São Paulo por 2 a 1 e conquistou seu terceiro título nacional na história, o primeiro desde 1995. O Palmeiras (que perdeu para o Fluminense por 1 a 0 em casa) terminou com o vice-campeonato.
Classificados
Além do Inter, do Botafogo — campeão da Libertadores — e do Flamengo — campeão da Copa do Brasil, os times garantidos na Libertadores do ano que vem são: Palmeiras, Fortaleza, São Paulo, Corinthians e Bahia — os dois últimos na fase prévia do torneio.
Para a Sul-Americana, além do Grêmio, classificaram-se Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético-MG e Fluminense.
Rebaixados
Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma já entraram rebaixados na última rodada do Brasileirão. Neste domingo, o Athletico-PR perdeu fora de casa para o Atlético-MG, por 1 a 0, e foi rebaixado para a Segunda Divisão pela quarta vez na sua história.