Grêmio anuncia definição sobre futuro do técnico Renato Portaluppi

Confirmação ocorreu após reunião entre o treinador e o presidente Alberto Guerra, realizada nesta manhã; leia a nota oficial

Compartilhe

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O Grêmio confirmou nesta segunda-feira (9) a saída do técnico Renato Portaluppi. O acordo ocorreu durante uma reunião entre o maior ídolo da história gremista e o presidente Alberto Guerra, anunciada por ambos logo após o último compromisso oficial do time na temporada — derrota para o Corinthians por 3 a 0.

“Lógico que nem todo torcedor vai ficar satisfeito. Isso não vai apagar nem 0,5% da história que tenho aqui. Amanhã [segunda] tenho uma reunião com o presidente. Conheço há mais de 20 anos, temos uma relação muito boa. Trabalhei com o Brum [vice de futebol], Luis Vagner [executivo de futebol] e conheci alguns vices de perto. Tenho um grupo maravilhoso. Já falei que quando me sinto atrapalhando, vou embora. Quero conversar com o presidente, trocar umas ideias, nada mais justo. Depois, vão ter a resposta [se fica ou não] por parte dele. Segunda ou terça, no máximo, vou embora [de férias]”, disse o treinador na última coletiva.

“Me reservo o direito de dizer que vamos conversar amanhã [segunda-feira]. Estávamos concentrados. Até domingo passado, tínhamos de fugir da zona incômoda [possibilidade de Z-4]. Hoje estávamos focados na vaga na Sul-Americana, que é importante para o nosso orçamento. Vamos conversar e o Grêmio irá comunicar todos vocês da decisão que tomarmos em conjunto”, afirmou Guerra após o jogo.

A permanência de Renato tornou-se insustentável após os resultados ruins na temporada. Sob o comando do técnico em 2024, foram 64 jogos, com 28 vitórias, 13 empates e 23 derrotas. O único título foi o heptacampeonato do Gauchão, conquistado sobre o Juventude.

No Brasileirão 2024, enfrentou grandes dificuldades, sobretudo por conta das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. Encerrou a competição com 17 derrotas em 38 rodadas, no 14º lugar, com 45 pontos, posição que garantiu a última vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

Renato Portaluppi estava à frente do Grêmio desde setembro de 2022, quando assumiu o time no lugar de Roger Machado, hoje técnico do Inter. Na quarta passagem como técnico da equipe, conquistou dois títulos gaúchos (2023 e 2024) e foi vice-campeão brasileiro no ano passado. Ele carrega no currículo títulos de Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana, cinco campeonatos gaúcho e duas recopas gaúcha.

A definição sobre o novo treinador e outras mudanças no comando técnico da equipe devem ser anunciadas nos próximos dias. Nomes como Tite e o argentino Hernán Crespo são especulados.

Leia o comunicado oficial divulgado pelo clube:

“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o Clube.

Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.

O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio.”

Compartilhe

Postagens Relacionadas