Greenpeace recolhe mais de três mil bitucas de cigarro na areia

Compartilhe

Fotos: Greenpeace Imbé

Um grupo de ambientalistas ligados ao Greenpeace realizou, neste final de semana, uma série de ações de conscientização dos frequentadores das praias para reduzir o descarte de lixo na natureza. As atividades foram desenvolvidas durante todo o sábado no balneário de Mariluz, em Imbé. Além de recolher o lixo deixado na área, os voluntários fizeram exposições e aulas de surfe para crianças.

A limpeza da beira da praia foi feita entre as guaritas 118 e 124 e, neste trecho, o que chamou a atenção foi a grande quantidade de tocos de cigarro na areia. Os ambientalistas juntaram mais de três mil bitucas entre outros resíduos que são prejudiciais ao ambiente e representam uma ameaça para muito animais marinhos, como as tartarugas. A coordenadora do Greenpeace de Imbé, Carolina Guimarães, alerta: “As pessoas ás vezes não dão bola para um canudinho, por exemplo, mas ele pode matar um animal marinho”.

Além de limpar a praia, o grupo conversou com os frequentadores de Mariluz e, na maioria das vezes, eles foram muito bem recebidos. “Muitas pessoas que estavam na praia se envolvem, pensam como a gente. Isso dá ânimo”, disse Carolina. As crianças também participaram através do projeto denominado Green Kids, que estimula os pais a levarem os filhos para as ações de educação ambiental. Elas ainda tiveram aulas de surfe e bodyboard.

Além do Greenpeace participaram da ação de conscientização na beira da praia, estudantes da UERGS, do CECLIMAR-UFRGS, associações de surfe e de bodyboard e voluntários de outras ONGs, como a Ocean Kings, de Capão da Canoa. O Greenpeace Imbé foi oficializado em dezembro de 2016 e, segundo os coordenadores, é o único dos 11 grupos do movimento no Brasil fora de uma grande cidade.

Mais atividades de educação ambiental são programadas para o verão e também para a baixa temporada. Os interessados em serem voluntários podem entrar em contato pelo whatsapp 51-98304-8308 ou conhecer mais oGreenpeace Imbé pelo página no Facebook.

Compartilhe

Postagens Relacionadas