Além de muita chuva, o Litoral Norte do Rio Grande do Sul enfrenta, na manhã desta quinta-feira (26), temporais isolados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para o estado, que abrange toda a região. [veja abaixo o aviso meteorológico]
No Balneário Quintão, em Palmares do Sul, por exemplo, pouco antes das 8h30, houve chuva de granizo. Segundo relato do comerciante e fotógrafo Logan Backes, que reside na localidade, o dia virou noite e, logo depois, houve queda de granizo e muita chuva.
Segundo ele, as pedras de gelo eram miúdas e caíram por pouco tempo, durante cerca de três minutos. A chuva volumosa causou alagamento na Avenida Esparta esquina com a Rua Amadeo Rossi.
O temporal também foi registrado na sede do município. A Prefeitura de Palmares do Sul informou que foi rápido e que não há relatos de prejuízos.
Na manhã da última segunda-feira (23) choveu granizo em vários pontos do Litoral Norte. Em Tramandaí, 32 casas foram danificadas pelas pedras de gelo, conforme e a Defesa Civil.
Praticamente todo o Rio Grande do Sul está em alerta para tempestades e elevados acumulados de chuva nesta quinta-feira. Três avisos do Inmet valem até o meio dia desta quinta-feira.
Hoje, o Inmet emitiu um novo aviso meteorológico que contempla praticamente toda a metade norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
O alerta de tempestade é laranja, com grau de severidade “perigo”. Ele entrou em vigor às 10h desta quinta-feira e segue válido até às 10h desta sexta-feira (27).
Conforme o Inmet há riscos potenciais de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.