Grama que será plantada na Arena do Grêmio é cultivada no Litoral Norte

Montagem de palco para shows e chuva excessiva resultaram em danos visíveis

Compartilhe

Viveiro de grama é mantido pela gestora do estádio. Foto: Divulgação / Arena do Grêmio

Quem viu pela TV ou mesmo do estádio a derrota do Grêmio para o Corinthians há uma semana, último jogo do Tricolor antes da parada para as datas-FIFA, ficou espantado com o péssimo aspecto do gramado da Arena. O que pouca gente sabe, contudo, é que a melhoria no campo onde jogam Luis Suárez e seus companheiros, prevista para ser implementada nos próximos dias, está diretamente ligada ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Definido como um espaço versátil e multiuso, crucial para o equilíbrio financeiro do empreendimento, a Arena do Grêmio recebeu, nos últimos dias, dois mega-eventos. E a instalação do palco para os shows de Roger Waters e Red Hot Chilli Peppers, aliados a um volume de chuvas acima do esperado – acumulado de 200 mm, resultou em danos visíveis ao gramado da casa gremista. A própria Arena Porto-Alegrense, que administra o estádio, classificou os problemas como “superiores às previsões e que necessitam práticas além dos manejos usuais para resolução”.

Por conta disto, e restando mais dois jogos para o Tricolor nesta temporada – os enfrentamentos contra Goias e Vasco pelo Brasileirão, a gestora do estádio mantém em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, um viveiro de grama. É de lá que sairão as relvas que substituirão, ainda nesta semana, parte do atual e precário gramado da Arena.

Nesta segunda-feira (20) foi iniciado o processo de colheita desta grama. Segundo a administradora do estádio, o viveiro é cuidadosamente tratado, seguindo as mesmas condições aplicadas ao gramado principal, incluindo adubações, cortes, semeadura de grama de inverno, corte vertical, entre outros procedimentos. O processo será seguido pela remoção da área danificada e, posteriormente, o plantio da nova grama.

“Esta reserva estratégica está pronta para ser colhida e implantada, na modalidade ‘ready to play’, sempre que necessário. Este enfoque estratégico, desenvolvido pela equipe de gestão da Arena, evidencia o comprometimento em enfrentar adversidades imprevistas, priorizando a manutenção do gramado para cumprir rigorosamente o calendário do futebol, que é a principal prioridade”, diz a Arena Porto-Alegrense, em nota.

Enquanto executa a logística de transporte da grama desde Santo Antônio da Patrulha até Porto Alegre, a gestora garante que “o gramado do estádio estará em “condições ideais” para os últimos compromissos do Grêmio.

“Este planejamento meticuloso assegura a recuperação completa do gramado, garantindo condições ideais para as duas partidas finais da temporada”, finaliza.

Compartilhe

Postagens Relacionadas