Graduação em Biologia Marinha da UFRGS está com inscrições abertas no Litoral

Curso se tornou regular na universidade e este será o último processo seletivo específico pra ingresso; são 40 vagas e o prazo vai até 2 de maio.

Compartilhe

Disciplina de Práticas e Técnicas em Embarques Científicos do Biomar. Foto: Fábio Lameiro / UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições do processo seletivo para o curso de bacharelado em Ciências Biológicas: ênfase em Biologia Marinha e Costeira e ênfase em Gestão Ambiental Marinha e Costeira. A graduação é oferecida no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em lmbé, e no Campus Litoral Norte, em Tramandaí.

As inscrições serão recebidas via site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse), até 2 de maio. São oferecidas 40 vagas, sendo 20 reservadas às ações afirmativas, de acordo com as oito modalidades de cotas na UFRGS.

Os interessados em participar da seleção devem ter nota válida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos um dos processos entre 2018 e 2021, com escore mínimo de 450 nas provas objetivas e 500 na redação. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A previsão de divulgação de lista preliminar de classificados é para 13 de maio. E o resultado final (Listão) tem data programada para 20 de maio. O início das aulas do curso está agendado para 13 de junho.

127 biólogos formados

O curso de Biologia Marinha (Biomar) tem duração de quatro anos e meio e é oferecido pela UFRGS, desde 2006, no Litoral Norte. Desde a primeira formatura, em 2011, 127 profissionais já concluíram a graduação.  Alguns deles são hoje docentes.

O coordenador da Biomar, Matias do Nascimento Ritter, por exemplo, foi da segunda turma e atua como professor do curso desde 2018. Em 2021, ele assumiu a coordenação.

“A gente forma um biólogo, a regulamentação profissional é de biólogo. Mas o ambiente costeiro e marinho é bastante dinâmico, por isso, é importante um embasamento geológico maior.  O aluno consegue olhar para esses ambientes não só com uma visão biológica”, explicou o coordenador sobre o curso.

Matias também destaca que se trata do único curso de biologia do Brasil que tem uma carga horária expressiva na área de geociências. Outra novidade é que, neste ano, esta graduação passou a integrar os cursos regulares da UFRGS, ou seja, a partir de 2023 a seleção será realizada pelo Concurso Vestibular tradicional.

O coordenador do curso explicou que desde 2006, as seleções para a Biomar eram abertas anualmente dentro dos programas especiais de graduação. Agora a seleção é garantida todos os anos e será realizada junto com os demais cursos regulares da UFRGS.

Compartilhe

Postagens Relacionadas