



O governo do Estado, através da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), registrou os primeiros casos de pacotes suspeitos vindos do exterior, sem a solicitação do destinatário. Por enquanto, nenhum caso foi registrado no Litoral Norte, mas a orientação para quem os recebe, é não abrir e nem não jogar no lixo.
De acordo com a Seapdr, os pacotes contem sementes misteriosas e pelas indicações nos envelopes, o produto vem de países asiáticos. Há pelo menos, seis ocorrências no estado. Os servidores da secretaria efetuaram três coletas nos municípios de Carazinho, Campinas do Sul e Rio Grande. As outras foram recebidas pelo Ministério da Agricultura e uma terceira será entregue em uma inspetoria da secretaria.
A Seapdr informou que o material será enviado para o laboratório oficial do ministério, em Goiás. Também ocorreram casos em Santa Catarina. Nos EUA, moradores também receberam sementes não solicitadas.
O chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, alerta e pede para os moradores de todas as regiões do estado, que caso recebam os pacotes misteriosos não encomendados os entreguem na inspetoria de defesa agropecuária ou escritório de defesa agropecuária mais próximo do seu município.
“O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que estas sementes atinjam o meio ambiente e áreas agrícolas do Estado”, alertou Ricardo Felicetti.
Mais informações:
Divisão de Defesa Sanitária Vegetal: (51) 3288-6289 e 3288-6294; pelo WhatsApp (51) 98412-9961 ou e-mail defesavegetal@agricultura.rs.gov.br