Governo estuda retomar horário de verão no Brasil

Ministério de Minas e Energia solicitou estudo ao Operador Nacional do Sistema Elétrico

Compartilhe

Fim de tarde na Avenida Ubatuba de Farias, em Tramandaí. Foto: Litoral na Rede / Arquivo

O horário de verão, encerrado no país em 2019 no Brasil, pode ser retomado. Reportagens do jornal O Globo e da CNN Brasil informaram, nesta terça-feira (06), que o Ministério de Minas e Energia solicitou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a realização de um estudo sobre questões técnicas relacionadas ao adiantamento dos relógios em uma hora, entre os meses de outubro e fevereiro, em grande parte do país.

O programa foi extinto no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro e a decisão final sobre uma possível retomada também deve passar pelo presidente da República. Na ocasião, houve uma avaliação técnica de que o horário não tinha mais impacto expressivo na redução do consumo de energia.

Alguns segmentos da economia, como o turismo e bares, vêm reivindicando o retorno do horário de verão. A análise do ONS, no entanto, deve levar em conta questões técnicas, relacionadas à mudança no consumo de energia de 2019 para cá.

O Ministério de Minas e Energia afirmou ao jornal O Globo que ainda não há definição com relação à medida, mas faz pesquisas e avaliações constantes “com o contexto energético vigente, a fim de manter a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro”.

Já a CNN Brasil informou que, em nota, o ONS confirmou que houve solicitação para “uma reavaliação sobre o tema”, mas disse que por enquanto não há expectativa de o horário de verão ser retomado neste ano.

“As avaliações apontam para uma situação muito mais favorável do que nos últimos dois anos, não havendo, portanto, problemas para o abastecimento de energia elétrica no país”, afirmou o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Compartilhe

Postagens Relacionadas