
O vice-governador Gabriel Souza assinou, na segunda-feira (4), convênios de R$ 2,1 milhões para aquisição e instalação de equipamentos e mobiliário para o bloco cirúrgico do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório. Os recursos do Programa Avançar Mais na Saúde irão modernizar a unidade, que passará a realizar cirurgias de oncologia no local.
Os novos equipamentos vão permitir a realização de procedimentos oncológicos eletivos e de urgência no hospital, reduzindo filas e o tempo de espera entre diagnóstico e tratamento.
“Estamos garantindo mais estrutura, mais segurança na gestão dos recursos e ampliando a capacidade do hospital, que já saiu de 23 para mais de 400 cirurgias mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E vamos seguir avançando para atender cada vez mais pessoas com qualidade e resolutividade”, ressaltou o vice-governador.
Os equipamentos ampliarão o acesso da população local a diagnósticos e atendimentos pelo SUS mais próximos de suas residências, sem necessidade de deslocamento a Porto Alegre. Serão beneficiados os moradores dos 23 municípios do Litoral Norte para os quais o hospital é referência.
Para a médica oncologista do hospital Dienata Ribeiro Bueno, a possibilidade de realização de cirurgias da especialidade no local trará mais conforto e resolutividade nos tratamentos. “Em Porto Alegre, tinha um tempo de espera muito grande, então nós já tínhamos essa visão e esse olhar que esse paciente precisaria ter esse atendimento mais próximo”, disse. “Para nós, que vemos esses pacientes todos os dias, esse é um projeto enorme”, ressaltou.
Assinatura dos convênios
A assinatura dos convênios ocorreu no auditório da instituição. Além do vice-governador Gabriel Souza, estavam presentes a secretária estadual da Saúde, Lisiane Fagundes, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o presidente da Famurs e prefeito de Imbé, Ique Vedovato, o deputado estadual Luciano Silveira, além da interventora do hospital, Eleonora Gehlen Walcher.
“O vice-governador tem sido absolutamente um parceiro do município de Osório. Quero registrar isso em público para que não fique essa situação sem reconhecimento. É importante que se reconheça as atitudes, os gestos, os encaminhamentos, a capacidade de ouvir e de fazer com que Osório também seja atendido e respeitado, como todos os demais municípios”, afirmou o prefeito.
Já a secretária Lisiane Fagundes, que é natural de Osório, lembrou que o hospital se encontra sob intervenção do Estado desde 2023, mas mantém os serviços à população. “É a minha primeira agenda como secretária aqui no município de Osório e aqui no hospital de Osório, o hospital onde eu nasci. Tem uma representação diferente para mim”, relatou.










