Governo do RS ampliará leitos de saúde mental no Hospital de Osório

Instituição também deverá receber mais verbas do Governo Federal

Compartilhe

Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, Osório. Foto: Litoral na Rede / Arquivo.

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório, terá a instalação de mais dez leitos destinados à internação na área de saúde mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao total, serão 20 leitos disponibilizados gratuitamente aos pacientes, vide que o mesmo número já se encontra em funcionamento.

O Governo do Rio Grande do Sul explicou que o custeamento desse investimento será pelo Programa Assistir, controlado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde. Cinco novos leitos serão instalados até 16 de janeiro e outros cinco no fim deste mês.

Segundo a secretaria estadual da Saúde, Arita Bergmann, “é importante termos mais leitos de saúde mental no Litoral Norte”, considerou. Osório é a cidade polo da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A instituição hospitalar tem uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental, integrante da Rede de Atenção Psicossocial.

Conforme o Governo do RS, a unidade de saúde mental é referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes de uso de álcool e outras drogas. “A demanda reprimida por este leito especializado em dezembro chegou a 27 pessoas em espera por uma vaga”, afirma a interventora Eleonora Walcher. “É importante colocar à disposição da Central Estadual de Saúde Mental os novos leitos”, conclui.

Mais recursos através de verbas do Governo Federal

O deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Luciano Silveira, ambos do MDB, informaram que foi autorizado e publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que concede ao hospital incentivo financeiro federal mensal no valor de R$ 130 mil reais – 1,5 milhão ao ano – e credencia o serviço de leitos de retaguarda para pacientes de média e alta complexidade. O pedido havia sido protocolado há cerca de seis meses no Ministério da Saúde.

A diretoria do hospital comemora a capitalização de mais recursos, possibilitando o tratamento e recuperação de pacientes que tenham realizado ou iniciado algum procedimento de média ou alta complexidade, e que podem dar continuidade mais próximo de seus familiares.

Compartilhe

Postagens Relacionadas