Governo do RS adia concessão de rodovias do Litoral Norte e das regiões Metropolitana e das Hortênsias

Processo de lançamento do edital será reavaliado e não há previsão para realização do leilão

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Praça de Pedágio de Viamão. Foto: Raphael Nunes / Assessoria de Comunicação EGR

O processo de concessão do Bloco 1 das rodovias estaduais do Rio Grande do Sul foi adiado pelo governo do Estado. Ele inclui as estradas RS 040 e RS 474, que passam pelo Litoral Norte, além da RS 118, RS 020, RS 239, RS 115, RS 235 e RS 466, localizadas nas regiões Metropolitana e das Hortênsias.

O adiamento foi informado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, nessa terça-feira (31), durante o anúncio a publicação do edital de concessão do Bloco 2, que compreende estradas da Serra e do Norte do Estado. São ao todo, neste bloco, 414,19 quilômetros de rodovias.

Em relação ao Bloco 1, o principal impasse está relacionado à resistência na instalação de uma praça de pedágio na RS 118, na Região Metropolitana. A reavaliação será feita pela Secretaria Extraordinária de Parcerias.

Sobre o Bloco 1, Ranolfo destacou que o governo do Estado manteve a valorização do diálogo no processo de elaboração do edital. “É uma marca do nosso governo e, neste caso, não foi diferente. Ouvimos muitos deputados, prefeitos e lideranças da região e também a comunidade em geral”, disse.

Leilão do Bloco 2

O leilão do Bloco 2 está previsto para o início de setembro, e o vencedor do certame deverá realizar investimentos de R$ 2,19 bilhões nos primeiros sete anos de concessão. No total, durante os 30 anos do período de contrato, deverão ser investidos R$ 4,1 bilhões em ampliações e melhorias que proporcionarão maior fluidez do trânsito e segurança por meio da redução da quantidade de acidentes.

O bloco compreende trechos das rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130, RSC-453, localizadas no Vale do Taquari, e das rodovias ERS-135, ERS-324, BR-470, que conectam Nova Prata a Erechim, no norte do RS.

São regiões com empreendimentos nos setores de agropecuária e indústrias de transformação. “É o nosso bloco mais extenso, que compreende uma região onde está 12,8% da população do Estado e 13,8% do PIB gaúcho. Além disso, a ERS-324 é a rodovia com mais acidentalidade do Estado, por isso a concessão também é importante pelo aspecto da segurança viária que irá viabilizar”, disse o governador.

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