O abrigo para moradores de rua montado pela Prefeitura de Tramandaí no Ginásio Gigantinho acolheu 24 pessoas desde o início do funcionamento, em 1º de julho. Em média, são atendidas de 10 e 14 pessoas por noite, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
Conforme o secretário Clayton Ramos, a estimativa é que a cidade tenha em torno de 40 moradores de rua, mas alguns optam por não utilizar o abrigo e outros passam apenas algumas noites no Gigantinho.
Equipes da Prefeitura estão realizando abordagens para oferecer o serviço a essa parte mais vulnerável da população e monitoram o quadro de saúde daqueles que escolhem permanecer nas ruas.
O abrigo é aberto diariamente às 18h. Além das acomodações para dormir, no espaço são oferecidas alimentação, avaliação médica e roupas limpas. Os agasalhos doados são higienizados antes da entrega.
As pessoas podem levar para o abrigo seus animais de estimação, que também recebem alimentação.
O abrigo no Gigantinho estava inicialmente previsto para funcionar apenas no mês de julho, mas o secretário Clayton Ramos informou que estão sendo realizados ajustes para que o serviço seja mantido por mais tempo. “Nós pretendemos ficar todo o período do inverno com esse serviço aberto. Já está garantido até o final de julho, mas há uma boa perspectiva de também ofereceremos em agosto. Para setembro, nós ainda vamos avaliar”, disse ao Litoral na Rede.
Prevenção à Covid-19
A Secretaria de Saúde montou um espaço para as equipes de Atenção Básica, que estão prestando atendimento aos moradores, bem como avaliação médica, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Covid-19, medição de temperatura e se necessário, a aplicação de medicamento.
Devido à pandemia do novo coronavírus, a limpeza e manutenção do local são realizadas de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde.