Gaúchos podem votar em propostas do Fórum Democrático até 26 de outubro

Plataforma Pacto RS 25, da Assembleia Legislativa, reúne sugestões sobre sustentabilidade, economia e enfrentamento das crises climática e social

Compartilhe

Gaúchos podem votar nas propostas do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) realiza, até o dia 26 de outubro, a segunda etapa de participação popular do Fórum Democrático. Nesta fase, os gaúchos podem votar nas propostas apresentadas e selecionadas na Plataforma Digital de Participação Popular, disponível em gov.br/pactors25. Cada usuário pode escolher até dez propostas entre as disponíveis no sistema.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Fórum Democrático e a Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República, integrando o tema que norteia os trabalhos da Assembleia em 2025:
“Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora!”

O presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (PT), destacou a importância do envolvimento da população.

“A crise climática e a estagnação do Rio Grande decorrem de um modelo de desenvolvimento que aprofunda desequilíbrios e vulnerabilidades em todo o planeta. Nosso desafio é construir uma economia equilibrada do ponto de vista social, territorial e econômico”, afirmou.

A Plataforma Digital Pacto RS 25 reúne conteúdos e documentos sobre desenvolvimento sustentável, crise climática e econômica, além de propor alternativas de mitigação e adaptação. O espaço também permite interações que contribuirão para definir diretrizes e políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável do Estado.

Assista

Processo participativo

O Fórum Democrático é o canal permanente de diálogo entre o Parlamento gaúcho e a sociedade. Em 2025, o foco das discussões está na sustentabilidade, com um processo participativo que envolveu debates presenciais e virtuais em torno de quatro eixos temáticos:

  • Transição ecológica

  • Sustentabilidade na agropecuária

  • Sustentabilidade e as desigualdades sociais e regionais

  • Sustentabilidade na indústria, comércio e serviços

As discussões ocorreram em diversas cidades, como Rio Grande, Bagé, Santa Rosa, São Leopoldo, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Osório, reunindo mais de 4.500 participantes.

No Litoral Norte, o portal Litoral na Rede realizou cobertura ao vivo da reunião.

As propostas apresentadas nos encontros foram sistematizadas pelos Grupos Executivos de Acompanhamento dos Debates (GEADs) e disponibilizadas para votação popular. Até o encerramento da etapa de envio, a plataforma havia recebido cerca de 11,9 mil acessos e mais de 15 mil visualizações de conteúdo.

O processo será concluído com a elaboração de um relatório final, consolidado em um Seminário Estadual previsto para dezembro. O documento reunirá as diretrizes construídas coletivamente e será encaminhado à apreciação dos deputados estaduais e aos governos estadual e federal.

Compartilhe

Postagens Relacionadas