
Em um jogo disputado e marcado por reclamações contra a arbitragem, o Grêmio venceu o Juventude por 2 a 1 e abriu vantagem na busca por uma vaga nas finais do Gauchão 2025. A partida foi disputada na Arena, em Porto Alegre, na noite desse sábado (22).
O Tricolor abriu o marcador na primeira etapa. Aos 13 minutos, João Pedro fez ótima jogada pela direita e mandou rasteiro para a área. Martin Braithwaite, de primeira, bate com força para o fundo das redes, colocando o Grêmio em vantagem.
Aos 28 minutos, uma polêmica gerou reclamação dos gremistas. Abner tenta afastar a bola e acaba surpreendido por Monsalve, que surge a sua frente. O jogador cai quando o defensor tenta afastar e fica reclamando pênalti. A arbitragem aguarda a checagem do VAR, que manda o lance seguir, para protesto dos tricolores.
🇪🇪 #GRExJUV #Gauchão2025 #OCoraçãoTricolorAlenta pic.twitter.com/uzZgdWWAF7
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 23, 2025
Pouco depois, o Juventude buscou o empate com Batalha. Ele apareceu na entrada da área, recebeu de Jean Carlos e finalizou contra o gol de Tiago Volpi. A bola ainda desvia antes de morrer no fundo das redes, aos 33 minutos do primeiro tempo.
Grêmio 1×1 Juventude | #GRExJUV
Emerson Batalla para deixar tudo igual na Arena. Bom demais, Hermano 🇨🇴 https://t.co/cbsOzx5s52 pic.twitter.com/N1qCMuOXPv
— E.C. Juventude (@ECJuventude) February 23, 2025
Na etapa final, o recém-chegado Francis Amuzu disparou em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para outro novato, Cristian Olivera, que aparece livre pela direita para empurrar para o gol, aos oito minutos, recolocando o Tricolor em vantagem.
Grêmio 1×1 Juventude | #GRExJUV
Emerson Batalla para deixar tudo igual na Arena. Bom demais, Hermano 🇨🇴 https://t.co/cbsOzx5s52 pic.twitter.com/N1qCMuOXPv
— E.C. Juventude (@ECJuventude) February 23, 2025
E teve mais polêmica com o VAR na etapa final. Aos 38, Cristian Olivera cruzou rasteiro para o meio da área e Edenílson completou para o fundo do gol de Gustavo. Os tricolores comemoraram, mas o árbitro de vídeo chamou o juiz Jonathan Pinheiro à revisão. Ele observou uma falta de Camilo na origem da jogada e anulou o que seria o terceiro gol gremista, para novos protestos dos jogadores e da comissão técnica.
Com a vitória por 2 a 1, o Grêmio joga por um empate para avançar às finais do Gauchão. Derrota gremista por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Para avançar, o Juventude precisará vencer por dois gols de vantagem no tempo normal.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, dia 1° de março, às 16h30. A partida será disputada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.