A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou, nesta sexta-feira (22), mudanças na fórmula do Campeonato Gaúcho para 2025, com o objetivo de reduzir o número de jogos. O torneio será disputado por 12 equipes divididas em três grupos de quatro times, com confrontos entre times de diferentes grupos na primeira fase.
Na fase inicial, cada equipe jogará oito partidas em turno único contra adversários dos outros grupos. Grêmio, Inter e Juventude foram definidos como cabeças de chave. Os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo lugar avançarão diretamente para as semifinais.
Os times que ficarem entre a quinta e a oitava colocação disputarão um quadrangular para decidir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Já as equipes com as piores campanhas brigarão no quadrangular do rebaixamento. As semifinais e a grande final serão realizadas em dois jogos, ida e volta.
Com início previsto para 22 de janeiro e encerramento no dia 15 de março, o Gauchão ocupará 12 datas, quatro a menos que na edição anterior. Segundo a FGF, essa redução foi planejada para adaptar o torneio ao calendário nacional, já que o Campeonato Brasileiro será realizado de março a dezembro e haverá uma pausa para o Mundial de Clubes, que acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho.
A tabela completa do campeonato será divulgada pela FGF nas próximas semanas. Veja como ficaram as chaves:
Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida
Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga
Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz