
Os cardeais da Igreja Católica definiram, na tarde desta quinta-feira (08), o novo papa, sucessor de Francisco. Pouco mais de 18 horas e 07 minutos, no horário local do Vaticano, a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina.
A fumaça branca provocou grande comoção entre os milhares de presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação. Logo depois, o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro, confirmava a eleição do novo líder da Igreja Católica, o 267º sucessor de Pedro.
A decisão ocorreu na quarta votação pelos cardeais que participam do Conclave, iniciada nessa quarta-feira (07). João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio.
Conforme o portal Vatican News, ao aceitar sua eleição, o novo Pontífice deixa a Capela Sistina e dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele veste uma das três roupas papais preparadas.
Depois, ele ser dirigirá à Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciará ao mundo o nome do novo Papa com a fórmula do Habemus Papam em latim.
Veja o momento que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Vatican News in italiano (@vaticannewsit)










