Frentes frias devem provocar temporais isolados e chuvas volumosas nos próximos dias no RS

Sala de Situação emitiu novo aviso de tempo severo para o Estado

Compartilhe

Lagoa do Armazém, Tramandaí. Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede / Arquivo

A instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (06), com temporais isolados e grandes volumes de chuva nos próximos dias. A projeção consta em “Aviso Hidrometeorológico” emitido pela Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que aponta risco alto para chuva de granizo e rajadas fortes de vento.

Segundo o aviso, áreas de baixa pressão com formação e avanço de duas frentes frias sobre o Rio Grande do Sul devem provocar temporais isolados e chuvas volumosas sobre o Estado. “Entre a quarta e o sábado (06 e 09/09), as instabilidades retornam com risco de tempo severo sobre o Rio Grande do Sul”, aponta a Sala de Situação.

Inicialmente, a instabilidade deve se concentrar na metade Sul e Missões, entre a tarde e a noite desta quarta-feira, com risco de temporais pontuais. Para o Litoral, são previstas rajadas de vento:

“As rajadas de vento aumentam no decorrer do dia e sopram com velocidades entre 50 e 60 km/h na maioria das regiões, podendo chegar aos 70 km/h no Sul, Serra e faixa litorânea, deixando o mar agitado”, informam os meteorologistas da Sema.

Para quinta-feira (07), o aviso indica a formação e avanço de uma frente fria sobre o RS, com as instabilidades ganhando força na maioria das regiões gaúchas:

“Há risco de tempo severo com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas da metade Sul, Noroeste, Centro, Vales, RMPOA e Litoral Sul e Médio. Até à noite, as chuvas se deslocam também para o Norte e Nordeste gaúcho. Além das tempestades, as chuvas serão intensas e os volumes ficam em torno dos 60 e 80 mm/dia, chegando aos 110 mm/dia em parte da Campanha e Sul do Estado”

O boletim indica ainda que a chuva deve seguir, com rajadas de vento, sobre o Norte, Nordeste e áreas da divisa com Santa Catarina na madrugada de sexta-feira (08), e se espalha para todas as regiões gaúchas no sábado (09), com a avanço de uma nova frente fria, afetando também a faixa leste, onde está o Litoral Norte.

“Com isso, permanece o risco de tempo severo com descargas elétricas, rajadas intensas de vento e eventual queda de granizo, especialmente na metade Norte e Leste do Rio Grande do Sul. Os acumulados devem permanecer elevados, variando entre 20 e 35 mm/dia e chegando pontualmente aos 75 mm/dia”.

Compartilhe

Postagens Relacionadas