Após o temporal da noite da última segunda-feira (15), que causou prejuízos no Litoral Norte, especialmente em Tramandaí, mais um alerta meteorológico foi emitido para a região do Sul do Brasil. Uma nova frente fria, que avança pelo Rio Grande do Sul, deve provocar chuva e há risco de temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que, entre 21h desta quarta-feira (17) e 10h de quinta-feira (18), o acumulado de chuva pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora e há possibilidade de ventos intensos, de 60 a 100 Km/h na metade norte do Estado, incluindo cidades do Litoral Norte, especialmente na área mais próxima à divisa com Santa Catarina.
“As modificações no tempo estão previstas para ocorrer já nas primeiras horas desta quinta-feira. A chegada de uma nova frente fria e a formação de um ciclone extratropical vão modificar novamente as condições de tempo no Rio Grande do Sul”, informou a meteorologista Ludmila Pochmann, do Litoral na Rede.
Segundo ela, estão previstos acumulado significativos de chuva durante toda quinta-feira em várias cidades do Estado., além de vendavais. “E não se descarta novamente a possibilidade de granizo em algumas cidades gaúchas”, apontou.
Em função do ciclone extratropical, que deve se formar nesta quinta, podem ocorrer, no Litoral Norte, rajadas de vento de até 50 km/h. O mar estará bastante agitado. A Marinha do Brasil emitiu, nesta quarta-feira, um aviso de ressaca entre Tramandaí e Laguna, em Santa Catarina, a partir da madrugada de sexta-feira (19). Conforme o alerta, as ondas perto da costa podem chegar a 2,5 metros.
Conforme antecipado pela meteorologista Ludmila Pochmann, o Litoral Norte deve registrar mínimas abaixo de 10º C nos próximos dias. Nesta quinta-feira, as temperaturas cairão ao longo do dia e as marcas mais baixas nos termômetros devem ser registradas à noite.